Conserto de rachaduras finas em granito

••• rough cut granite stone image by Dan Marsh from Fotolia.com

O granito é mais caro que a maioria das pedras, mas sua beleza e aparência o tornam uma opção bastante procurada para superfícies como balcões. Mesmo que o granito seja resistente e durável, não é incomum necessitar de um reparo ocasional. As rachaduras finas são especialmente comuns em granito mal instalado ou que tenha sofrido impacto repentino vigoroso em sua superfície. Estas rachaduras são o dano mais fácil de consertar e esconder, sendo que fazê-lo vai ajudar a evitar uma cara substituição.

Passo 1

Limpe o balcão com uma esponja úmida para remover qualquer poeira, sujeira ou outra substância.

Passo 2

Aplique algumas gotas de acetona em um pano limpo e passe sobre a rachadura. Aplique a acetona 1 cm além da rachadura em ambos os lados e deixe o granito secar bem naturalmente.

Passo 3

Esprema uma linha fina de adesivo sobre a rachadura; ele irá infiltrar na rachadura e preenchê-la. Use o bastante para preencher e transbordar na rachadura e não apenas completá-la. O adesivo irá espalhar um pouco conforme seca e expande no granito.

Passo 4

Raspe o excesso de adesivo com a lâmina. Segure-a com a borda em um ângulo de 90° com a superfície do granito e passe-a uniformemente em movimento de varredura para remover a área elevada e deixar o granito liso. Cuidado para não mergulhar a lâmina no adesivo, pois se danificar o reparo da rachadura com a lâmina, pode ser necessário adicionar mais adesivo e repetir o processo.

Passo 5

Colora a rachadura com a canetinha permanente de uma cor que seja bem parecida com a cor do resto do granito. Isto nem sempre é necessário para rachaduras finas, pois costumam ser bem difíceis de ver do que rachaduras grandes depois do reparo. Deixe secar bem durante a noite.

Passo 6

Sele a pedra com cera ou selador para granito seguindo as instruções do produto. Quando o produto estiver seco, dê polimento em toda a superfície com um pano macio até que brilhe e a rachadura fique praticamente invisível.

Mais recentes

×