Como consertar um vaso sanitário cuja descarga parou de funcionar

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Se a descarga do seu vaso sanitário não está funcionando corretamente ou não está funcionando de maneira alguma, isso não significa que você deva chamar o encanador. Uma rápida verificação do funcionamento interno do seu vaso pode ajudá-lo a localizar o problema, que provavelmente vai ser algo que você pode corrigir por si mesmo. A maioria das causas comuns, como problemas com a corrente de suspensão da boia ou a alavanca de descarga, não necessitam de um profissional para consertar ou substituir.

Válvula de enchimento

Passo 1

Examine a válvula de enchimento, que se localiza no chão debaixo do vaso ou na parede atrás dele, para garantir que ela está na posição e enviando água para o tanque de lavagem.

Passo 2

Se você não pode dizer em que direção está ligado e qual está fora, vire a válvula e dê a descarga.

Passo 3

Se não funcionar, gire a válvula para a posição original antes de fazer prosseguir.

Corrente ou fio de suspensão da boia

Passo 1

Verifique a corrente de suspensão dentro do tanque. Se ela saiu do lugar, tente substituir a corrente na alça. Se ela estiver conectada, verifique se não é muito curta, ou ela deixará a água escoar para fora. Se for muito longa, o cabo não vai ser capaz de puxar a palheta para cima para soltar e permitir que a descarga funcione.

Passo 2

Se você tem um sistema de correntes, use um alicate para retirar os anéis extras, se forem muito longos. Se forem demasiadamente curtos, substitua a corrente.

Passo 3

Se você possui um sistema de fios, solte o parafuso na alça que lhe permitirá ajustar o comprimento do fio. Se ele está quebrado, grave onde ele se conecta ao braço e a palheta antes de remover o fio antigo.

Mecanismo de descarga

Passo 1

Escorra o tanque de água, fechando a linha de fornecimento e colocando um recipiente por baixo do tanque para colher a água. Esfregue com a esponja toda a água restante no tanque.

Passo 2

Solte a porca embaixo do tanque que se conecta na válvula de enchimento onde entra o tanque com uma chave inglesa ou alicate.

Passo 3

Solte a porca que mantém a válvula de enchimento dentro do tanque e levante-a, removendo todos os grampos ou correntes ligadas a ele.

Passo 4

Limpe a abertura no tanque onde a unidade da válvula de enchimento esteve antes de colocar a nova válvula no lugar com o limpador em forma de cone centrado sobre o buraco.

Passo 5

Aperte a porca de fixação sob o tanque, mas não aperte demais, pois pode rachar o seu tanque.

Passo 6

Ligue o tubo de enchimento no tubo, provavelmente através de um novo adaptador de ângulo que vai juntar ao lado do tubo de transbordamento. Ligue o tubo refil no tubo de descarga diretamente para criar um sifão contínuo de água, mas você pode conectar o tubo de refil no tubo de descarga, se necessário.

Passo 7

Recoloque a linha de alimentação com uma chave inglesa ou alicate. Para ajustar o nível de água em seu tanque, verifique as instruções do fabricante, pois elas podem diferir dependendo do tipo de válvula de enchimento.

Mais recentes

×