×
Loading ...

Como consertar um vazamento em uma serpentina de alumínio

Serpentinas de alumínio fazem a transferência de calor nos sistemas de aquecimento e refrigeração domésticos. Quando elas têm um vazamento, o seu sistema de aquecimento ou refrigeração não irá funcionar tão bem. Você pode perceber que o seu ar-condicionado está ligado, mas o clima da casa não refresca. Usando um selante epóxi, você pode rapidamente reparar o vazamento. Procure um selante epóxi que tenha selo de aprovação, caso você esteja consertando um vazamento em uma linha de água potável, e procure ajuda profissional se o buraco for maior do que três milímetros.

Instruções

Identificar e consertar uma serpentina de alumínio pode poupar dinheiro (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Localize o vazamento. Se a bobina de alumínio tiver um furo visível, você não terá que usar um detector de vazamento, mas se você não conseguir identificar qualquer dano visível, use um detector de vazamento infravermelho. Ligue o detector de vazamento e passe-o ao longo das bobinas de alumínio. Sensores infravermelhos detectam os vazamentos porque o gás refrigerante cria uma nuvem que é invisível para os olhos, mas que aparece como uma sombra para o detector. Ele vai apitar rapidamente quando encontrar a nuvem de fluído refrigerante.

    Loading...
  2. Passe o aspirador em torno do vazamento para remover qualquer refrigerante que tenha vazado da bobina. Use uma faca ou escova de aço inoxidável para limpar mecanicamente a área em torno do vazamento. Durante a limpeza da área, evite a utilização de quaisquer produtos que deixe resíduos, porque o epóxi acabará por aderir o resíduo em vez do alumínio.

  3. Use um maçarico para aquecer a área adjacente ao vazamento. Teste o epóxi tocando no alumínio aquecido, mas não encoste o epóxi diretamente na chama, ou ele irá derreter.

  4. Passe o epóxi sobre o vazamento na serpentina tão logo ele comece a derreter. Espalhe-o cuidadosamente sobre e ao redor do buraco.

  5. Coloque um pano molhado sobre o local reparado para resfriá-lo rapidamente e solidificar o epóxi. Teste a serpentina usando o detector de vazamento mais uma vez para assegurar que ele esteja completamente consertado.

  6. Remova o epóxi que ficou na ponta do bastão com uma faca antes de usá-lo novamente, pois você não pode reutilizar um epóxi curado.

Loading...

Dicas

  • Use equipamentos de proteção, como óculos de segurança e luvas de trabalho, quando usar maçaricos.

O que você precisa

  • Detector de vazamento de infravermelho
  • Aspirador
  • Faca ou escova de aço inoxidável
  • Maçarico
  • Vedação epóxi
  • Pano molhado
  • Faca

Referências

Loading ...
Loading ...