×
Loading ...

Como amolecer e remover cola epóxi endurecida

Epóxi é um tipo de cola forte. Após endurecer, ela cria uma ligação permanente, difícil de remover. Elas podem ser amolecidas e retiradas de diversas maneiras, mas a maioria é destrutiva e pode danificar o item do qual pretende tirá-las.

Instruções

Remover cola epóxi é uma tarefa difícil, mas não impossível (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Mergulhe a área colada em um solvente com cloro, como o cloreto de metileno, por diversas horas. Isso amolecerá a cola, fazendo com que ela possa ser raspada. No entanto, pode ser difícil encontrar esse produto, já que ele foi considerado uma substância cancerígena. Contudo, há diversos solventes de epóxi disponíveis. Vá a uma loja de materiais de construção e informe ao atendente o tipo de grude que precisa remover, para não correr o risco de comprar o item errado.

    Loading...
  2. Aplique calor à cola epóxi endurecida. Esse material possui um ponto de amolecimento que, se excedido, facilitará a remoção. Use um soprador térmico a uma distância de 2,5 a 5 cm dela ou então coloque uma pistola de solda diretamente sobre ela. Raspe e retire o material conforme trabalha. Se o objeto com o grude resistir à temperatura extrema de um forno, essa é também uma alternativa. Ligue-o em uma temperatura acima de 200 graus e aguarde; a cola epóxi tem uma ponto de degradação em que se desintegra ou queima por completo.

  3. Mergulhe o objeto com a cola em água fervente por cerca de duas horas. Na maioria dos casos, isso amolecerá o epóxi e permitirá que ele seja removido de praticamente qualquer superfície. Para retirar o grude amolecido, utilize um cinzel. Se necessário, mergulhe novamente o item na água fervente até que a cola seja retirada.

  4. Coloque o item em um local quente e depois no frio para causar um choque térmico. A cola epóxi não é capaz de resistir a mudanças repentinas de temperatura, visto que taxa de expansão térmica é muito grande. Transfira o objeto entre as duas temperaturas várias vezes, permitindo que ele esfrie ou esquente por um tempo suficiente antes de alterar o ambiente novamente. Preste atenção para perceber separações nas juntas e remoção dos ligamentos. Quando isso ocorrer, raspe com o cinzel.

Loading...

Dicas

  • Seja paciente. Não é fácil remover cola epóxi de uma superfície.

Aviso

  • Os solventes são perigosos. Vista roupas e óculos de proteção quando for utilizá-los.

O que você precisa

  • Estilete ou cinzel
  • Soprador térmico ou outra fonte de calor
  • Solvente com cloro
  • Água fervente

Referências

Loading ...
Loading ...