Como consertar vazamentos e rachaduras em uma fonte de água feita de isopor
Photodisc/Photodisc/Getty Images
Os sons calmantes da água e o interesse visual de uma fonte tridimensional em sua parede dá um senso de tranquilidade ao seu ambiente. Se surgir um vazamento, sua bela fonte se transforma em um pesadelo e em uma bagunça. O isopor é um material relativamente resiliente, com uma superfície à prova d'água que pode ser remendada com produtos fáceis de encontrar, em um curto período de tempo.
Conserte os vazamentos
Comece determinando onde está o vazamento. Confira a bomba e as mangueiras de água primeiro. Vários vazamentos podem ser consertados apenas apertando-se ganchos e mangueiras. Anote qualquer local em que o isopor esteja vazando ou onde a superfície parece estar danificada.
Esvazie a fonte e remova-a da parede. Marque as áreas que precisam de reparos com giz. Deixe a fonte secar completamente antes de tentar consertá-la.
Conserte rachaduras com até 6 mm de largura com uma gota de látex de pintura para calafetar. Funciona melhor se cortar a ponta do tubo quase do mesmo tamanho da maior rachadura. Use uma pressão uniforme no gatilho da pistola de calefação para obter um fluxo consistente e uniforme e preencher a rachadura levemente, para que a calefação goteje.
A melhor ferramenta para calefação é um dedo úmido; basta amaciar a calefação e limpar o excesso com uma toalha de papel descartável.
Deixe a calefação secar completamente e teste a fonte antes de reparar o acabamento, para se certificar de que não hajam mais vazamentos.
Preencha rachaduras maiores com espuma para isolamento em aerosol não-expansível. Certifique-se de que você está usando a versão não-expansível. A espuma expansível pode alargar a rachadura e danificar a fonte de maneira irreparável.
Deixe a fonte secar, e então elimine resíduos com um estilete, raspador ou lixa. Espalhe uma camada de calefação de pintura sobre a superfície da espuma, para selá-la. Deixe a calefação secar e teste a fonte.
Repare o acabamento decorativo
Teste a fonte para se certificar que todos os vazamentos estejam selados, esvazie a fonte e deixe secar.
Escolha ao menos três cores de tintas à látex acrílicas que combinem com o visual das pedras pintadas da fonte de isopor. Escolha uma tonalidade escura para partes de sombra, uma tonalidade clara para destaques e uma tonalidade média para a cobertura de base. Cartões de amostra de tintas de uma loja de material de construção são uma boa maneira de combinar as cores. Use um pincel artístico para aplicar uma camada da cor média à toda a superfície das áreas consertadas. Enquanto a cor de base ainda estiver úmida, use uma esponja de cozinha ou escova para aplicar as cores de sombra e destaque, imitando as áreas ao redor dos reparos. Aplique a tinta sobre a superfície usando a escova ou esponja. Esse método se chama "pontilhar". Com as cores para sombrear e destacar, aplique pequenos pontos no entorno dos reparos, para deixar a fonte com uma cobertura uniforme.
Deixe a tinta secar e sele a superfície inteira da fonte com duas camadas de verniz plástico, como os usados em esculturas artísticas.
Mais Artigos
Técnicas de esmaltação em cerâmicas→
Como imprimir em azul em vez de preto→
Dicas para aplicar texturas no forro→
Como verificar as configurações de gerenciamento de cores em um arquivo PDF para CMYK→
Como utilizar espuma expansiva para preencher rachaduras em casa→
Como selar um buraco no fundo de um pote de cerâmica ou de uma fonte de água.→
Referências
Sobre o Autor
Mark Morris started writing professionally in 1995. He has published a novel and stage plays with SEEDS studio. Morris specializes in many topics and has 15 years of professional carpentry experience. He is a voice, acting and film teacher. He also teaches stage craft and lectures on playwriting for Oklahoma Christian University.
Créditos Fotográficos
Photodisc/Photodisc/Getty Images