×
Loading ...

Como consertar vazamentos e rachaduras em uma fonte de água feita de isopor

Os sons calmantes da água e o interesse visual de uma fonte tridimensional em sua parede dá um senso de tranquilidade ao seu ambiente. Se surgir um vazamento, sua bela fonte se transforma em um pesadelo e em uma bagunça. O isopor é um material relativamente resiliente, com uma superfície à prova d'água que pode ser remendada com produtos fáceis de encontrar, em um curto período de tempo.

Prepare-se para consertar sua fonte de isopor (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Conserte os vazamentos

Comece determinando onde está o vazamento. Confira a bomba e as mangueiras de água primeiro. Vários vazamentos podem ser consertados apenas apertando-se ganchos e mangueiras. Anote qualquer local em que o isopor esteja vazando ou onde a superfície parece estar danificada.

Esvazie a fonte e remova-a da parede. Marque as áreas que precisam de reparos com giz. Deixe a fonte secar completamente antes de tentar consertá-la.

Conserte rachaduras com até 6 mm de largura com uma gota de látex de pintura para calafetar. Funciona melhor se cortar a ponta do tubo quase do mesmo tamanho da maior rachadura. Use uma pressão uniforme no gatilho da pistola de calefação para obter um fluxo consistente e uniforme e preencher a rachadura levemente, para que a calefação goteje.

A melhor ferramenta para calefação é um dedo úmido; basta amaciar a calefação e limpar o excesso com uma toalha de papel descartável.

Deixe a calefação secar completamente e teste a fonte antes de reparar o acabamento, para se certificar de que não hajam mais vazamentos.

Preencha rachaduras maiores com espuma para isolamento em aerosol não-expansível. Certifique-se de que você está usando a versão não-expansível. A espuma expansível pode alargar a rachadura e danificar a fonte de maneira irreparável.

Deixe a fonte secar, e então elimine resíduos com um estilete, raspador ou lixa. Espalhe uma camada de calefação de pintura sobre a superfície da espuma, para selá-la. Deixe a calefação secar e teste a fonte.

Loading...

Repare o acabamento decorativo

Teste a fonte para se certificar que todos os vazamentos estejam selados, esvazie a fonte e deixe secar.

Escolha ao menos três cores de tintas à látex acrílicas que combinem com o visual das pedras pintadas da fonte de isopor. Escolha uma tonalidade escura para partes de sombra, uma tonalidade clara para destaques e uma tonalidade média para a cobertura de base. Cartões de amostra de tintas de uma loja de material de construção são uma boa maneira de combinar as cores. Use um pincel artístico para aplicar uma camada da cor média à toda a superfície das áreas consertadas. Enquanto a cor de base ainda estiver úmida, use uma esponja de cozinha ou escova para aplicar as cores de sombra e destaque, imitando as áreas ao redor dos reparos. Aplique a tinta sobre a superfície usando a escova ou esponja. Esse método se chama "pontilhar". Com as cores para sombrear e destacar, aplique pequenos pontos no entorno dos reparos, para deixar a fonte com uma cobertura uniforme.

Deixe a tinta secar e sele a superfície inteira da fonte com duas camadas de verniz plástico, como os usados em esculturas artísticas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...