×
Loading ...

Como construir um domo geodésico para crianças

O domo geodésico foi inventado por Buckminster Fuller em 1954. Seu design é único e incrivelmente resistente, pois é composto inteiramente de triângulos, que não deslizam ou dobram, como os quadrados. O domo é essencialmente um padrão de pentágonos, que consistem em cinco triângulos, cada um cercado por cinco hexágonos, feitos de seis triângulos. Um plano de hexágonos deve ser chato, mas, ao remover um dos triângulos, criando um pentágono, o plano é dobrado e fica arredondado. Metade dessa forma circular forma o domo geodésico.

Instruções

O domo geodésico foi inventado por Buckminster Fuller (dome image by Gina Smith from Fotolia.com)

    Construindo o domo geodésico com canudos

  1. Corte os canudos nos comprimentos indicados nos materiais. Você terá três comprimentos de canudo: pequenos (16,25 cm), médios (18,75 cm) e grandes (19,3 cm). Usando 30 canudos pequenos, faça seis estrelas de cinco pontas, usando cinco canudos para cada. Faça isso furando buracos nos canudos a 0,5 cm da ponta, usando um furador ou prego, e fixando as pontas juntas com uma tachinha (do tipo que tem duas hastes que se dobram para segurar o papel).

    Loading...
  2. Usando os 90 canudos mais longos, faça 15 estrelas de seis pontas usando seis canudos para cada. De agora em diante, a cada vez que fizer uma junta, você terá seis canudos saindo dela.

  3. Conecte uma das estrelas de cinco pontas e duas das estrelas de seis pontas. Faça isso colocando um canto de cada uma das três estrelas juntos e um canudo médio entre cada um dos pontos das três estrelas (com um total de seis canudos).

  4. Pegue uma estrela de cinco pontas, uma de seis pontas e um canudo médio e conecte-os, junto com outra estrela de seis pontas e mais dois canudos médios. Você deve ter agora uma estrela de cinco pontas e uma de seis pontas conectadas ao longo de um lado, com várias coisas penduradas nas laterais.

  5. Continue o passo anterior ao redor da borda da estrela de cinco pontas. Agora, você tem o topo do seu domo. Um pentágono cercado por cinco hexágonos.

  6. Usando essa peça do topo como modelo, replique-a ao redor dos lados do domo. Suas últimas cinco estrelas de cinco pontas devem ser distribuídas igualmente ao redor da lateral do domo. Na base devem ficar outros cinco pentágonos parciais, faltando a última haste, pois essa é a base do domo.

Loading...

O que você precisa

  • 90 canudos com 19,30 cm de comprimento
  • 85 canudos com 18,75 cm de comprimento
  • 80 canudos com 16,25 cm de comprimento
  • 76 tachinhas pequenas
  • Furador
  • Régua
  • Estilete

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...