×
Loading ...

Como instalar uma tela de sombreamento sobre o pátio

A tela de sombreamento serve para fornecer sombra, protegendo dos raios solares. O tecido resiste ao desbotamento e danos provocados pelo mofo. Ela está disponível em várias cores e pode ser adquirida pré-cortada ou em rolo. Ela é utilizada comumente em estufas, pois o tecido protege as plantas dos raios ultravioletas e da geada. Como é leve, torna-se adequada para cobrir espaços grandes, como um pátio. A instalação dessa tela utilizando os suportes já existentes pode ser concluída em um fim de semana. Ela levará mais tempo a instalar se for necessário colocar postes.

Instruções

Aprenda como instalar uma tela de sombreamento em um pátio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o tamanho e a forma da tela de sombreamento que deseja instalar. Comece por definir o tipo de suporte que utilizará. A parede externa da casa, árvores e postes ou estruturas existentes são as mais adequadas. Se não encontrar uma superfície firme onde prender a tela, deverá instalar postes. Meça a distância entre os suportes e acrescente 5 cm de cada lado para fazer as bainhas.

    Loading...
  2. Corte a tela de sombreamento no tamanho e faça a bainha em todos os lados. Faça uma dobra de 2,5 cm ao longo de cada extremidade e, em seguida, faça nova dobra. Prenda as bainhas com alfinetes e costure-as.

  3. Marque a tela de sombreamento para saber quais os cantos que serão presos a um suporte. Deixe, no mínimo, 2,5 cm entre a borda da bainha e a marca. Utilize um aplicador de ilhós ou um martelo para colocar os ilhoses em cada marca.

  4. Se for necessário, instale postes. Utilize um perfurador de solo ou pá para escavar, pelo menos 30 cm de terra em cada lugar onde instalará os postes. Misture o concreto e despeje-o dentro dos buracos. Finque um poste em cada buraco e utilize um nível para se certificar de que fica reto. Deixe o concreto secar por um dia, antes de prender a tela de sombreamento.

  5. Determine a altura da tela. Adicione 30 cm a essa medida e, em seguida, faça furos guia em cada suporte. Insira o gancho e aperte-os firmemente.

  6. Passe uma das extremidades de uma corda elástica com gancho metálico preso no interior de um ilhós. Passe a outra ponta da corda dentro de um gancho. Repita o mesmo procedimento em todos os cantos da tela de sombreamento.

Loading...

Dicas

  • Os ilhoses são anéis de metal que reforçam o tecido em que ficam presos. Se você não tiver um aplicador de ilhoses, bata nos dois lados do ilhós com um martelo ou malho e, em seguida, corte o tecido no centro.
  • Os toldos tipo vela podem ter qualquer forma que se adeque ao paisagismo. Pode usar vários toldos para melhorar o visual de um pátio ou cobrir uma área mais ampla.

Aviso

  • Remova a tela de sombreamento se estiverem previstas condições atmosféricas adversas. Os ventos intensos ou a acumulação de geada podem danificá-la.

O que você precisa

  • Tela de sombreamento
  • Alfinetes
  • Ilhós de 2,5 cm
  • Aplicador de ilhós (opcional)
  • Perfurador de solo ou pá
  • Concreto
  • Madeira de 10 por 10 cm
  • Ganchos de 10 cm
  • Cordas elásticas de 20 cm com ganchos metálicos em cada extremidade

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...