Como construir um sidecar

side car image by Stephane TOUGARD from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Poucas coisas são tão divertidas quanto dar um passeio de bicicleta, só que pode ser difícil levar seu filho junto para passar o dia com você. É por isso que a maioria dos fabricantes oferece um sidecar, mas pode ser caro comprar e instalar um. Felizmente, fazer o seu próprio é um processo simples que pode ser feito na maioria das oficinas caseiras. Logo você vai estar pedalando com seu filho ao lado, pronto para aproveitar a natureza ou ir a algum lugar divertido.

Step 1

Projete a estrutura do seu sidecar, seja em papel ou usando um programa de CAD. Leve em consideração o peso do passageiro que você vai levar e projete a estrutura para suportá-lo. Certifique-se de que há espaço para a roda e um local para colocar o pivô, a barra que segura o sidecar junto à bicicleta. Lembre-se que a distância entre eles deve ser de 30 cm, para que sua perna tenha espaço suficiente para se mover enquanto pedala.

Step 2

Corte os pedaços de aço que você precisa para a estrutura e solde-os de acordo com seu projeto. Faça um furo exatamente no centro, no lado onde ficará a roda e aparafuse-a à estrutura. Levante-a pelo pivô e ande um pouco com seu sidecar para garantir que a estrutura está estável e que não vai balançar muito. Repouse o pivô em uma superfície que o deixe perfeitamente nivelado.

Step 3

Projete o seu sidecar. Deixe a parte da frente mais pontiaguda para obter melhor aerodinâmica. Corte a madeira compensada e use cola de madeira e pregos para montar o corpo de seu sidecar, deixando-o repousar por algumas horas para que fique bem fixo. Enquanto espera a cola secar, faça uma série de buracos na estrutura para poder prender o corpo à ela com bastante firmeza.

Step 4

Preencha quaisquer falhas no corpo com massa de vidraceiro e lixe para deixá-la lisa. Após a massa ter endurecido, pinte o sidecar e deixe que a tinta seque. Aparafuse o corpo à estrutura e prenda-os à sua bicicleta. Leve-os, sem ocupante, para uma volta de teste. Certifique-se de que a roda está bem segura e que o corpo está bem preso à estrutura.

×