Como construir uma torre de canudos

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Muitas crianças acabam fazendo projetos de ciência para a escola ou simplesmente para uma atividade em um dia chuvoso. Projetos educacionais podem ser divertidos e estimular a mente das crianças ao mesmo tempo. Um projeto para ajudar sua criança ou alunos a pensarem dinâmica e logicamente envolve arquitetura. Criar estruturas com canudos ajuda as crianças a aprenderem sobre equilíbrio, estabilidade e rigidez. Faça um concurso, se quiser. Faça com que cada criança ou aluno crie a própria estrutura e veja qual delas é a mais forte. Discuta o motivo do vencedor ter aguentado mais peso.

Passo 1

Escolha canudos rígidos ao invés de canudos flexíveis, a parte sanfonada do canudo flexível cria pontos mais frágeis no design. Escolha sua cor preferida ou um pacote colorido; compre o maior pacote de canudos que puder, assim poderá ter várias estruturas e canudos extras em casos de erros.

Passo 2

Dobre cinco canudos na metade e amarre-os com fita adesiva, um ao lado do outro para criar uma estrutura parecida com a base de uma jangada. Use a fita para prender cada canudo dobrado no meio antes de prender todos juntos, assim a estrutura ficará mais estável. Faça mais duas montagens iguais e deixe de lado.

Passo 3

Faça quatro bolas de argila do tamanho de bolas de gude e coloque-as no papelão, formando um quadrado. Corte dois canudos na metade e coloque cada metade em uma das bolas de argila, de forma que os canudos fiquei perpendiculares ao papelão.

Passo 4

Corte mais quatro canudos na metade e coloque uma extremidade de cada um nas bolas de argila, formando um ângulo de 45º com o canudo inicial. Esses canudos devem fazer um X entre cada um dos canudos perpendiculares, e as pontas dos canudos angulares devem tocar um das pontas dos canudos perpendiculares.

Passo 5

Faça mais quatro bolas de argila e coloque-as nos cantos superiores da estrutura, segurando a ponta de cada canudo perpendicular com duas pontas de canudos angulares. Certifique-se que os cantos estejam totalmente cobertos. Coloque uma das jangadas de canudo no topo da estrutura. Um andar da sua torre está completo.

Passo 6

Construa mais um andar como nos passos de 1 a 5, colocando as próximas quatro bolas de argila nos cantos na primeira jangada de canudos. Quando a torre estiver completa, coloque pequenos pesos, como imãs ou moedas, no topo da torre para saber o quanto ela aguenta.

Mais recentes

×