×
Loading ...

Como contar as linhas de uma planilha do Excel utilizando macros VBA

Às vezes, precisamos saber o número de linhas utilizadas em uma planilha do Excel para podermos criar uma fórmula ou até mesmo uma macro VBA. Felizmente, existem algumas maneiras bastante fáceis para se fazer isso e o Excel VBA é apenas uma delas. A maneira mais fácil de descobrir essa informação é ir até a parte inferior de sua planilha e observar o número à direita do último ponto de dados; porém, com o VBA, esse cálculo é extremamente simples.

Instruções

Com o VBA, é extremamente simples calcular o número de linhas de uma planilha do Excel (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Programando a macro

  1. Abra sua planilha do Excel e o editor do VBA pressionando "Alt + F11".

    Loading...
  2. Inicie um novo arquivo de projeto do VBA clicando com o botão direito em sua pasta de trabalho, exibida no menu à direita, e escolha a opção "New" [Novo].

  3. Inicie a nova função digitando "Sub CountRows()". Isso informa o compilador do VBA que há uma nova sub-rotina para o arquivo do projeto. Caso prefira dar outro nome à sub-rotina, altere o texto "CountRows" para qualquer nome desejado, que deve ser seguido dos parênteses exibidos acima, por exemplo, "SeuNome ()".

  4. Crie uma variável incluindo o texto "Dim Count as Long" na próxima linha.

  5. Digite o código a seguir:

    Count = 0 Do Count = Count + 1 ActiveCell.Offset(1, 0).Select Loop Until IsEmpty(ActiveCell.Offset(0, 1))

    Isso informa o programa do compilador que é necessário analisar a variável Count [Contagem] e, depois, realizar a contagem das linhas de toda a planilha. O código adiciona uma variável à Contagem total e, depois, passa à próxima célula, desde que ela esteja vazia. Quando atingir uma célula vazia, a execução será interrompida.

  6. Ative uma caixa de texto adicionando uma nova linha com o texto "MsgBox Count". Isso exibirá uma caixa pop-up que informa o número total de linhas. Para tornar a caixa um pouco mais útil, é possível digitar qualquer texto adicional. Mude o nome da linha para:

    MsgBox "Há" [número da contagem] "linhas"

    Você pode alterar o texto entre aspas conforme desejar.

  7. Finalmente, digite "End Sub" em uma nova linha para encerrar a função da sub-rotina.

    Executando a macro

  1. Volte à sua planilha do Excel e salve-a.

  2. Destaque a primeira célula da coluna que contém o maior número de dados. Essa coluna não deve conter células vazias desde sua parte superior até a parte inferior.

  3. Abra o menu "Tools" [Ferramentas] e selecione "Macros" para exibir uma caixa de diálogo que contém todas as macros programadas para a planilha.

  4. Selecione a macro criada na Seção 1, com o nome "CountRows" ou qualquer outro nome que você deu a ela, e clique em "Run" [Executar]. Quando for concluída, a macro exibirá uma caixa de texto pop-up que informa o número de linhas preenchidas

Loading...

Dicas

  • Caso você somente precise obter um número, uma alternativa mais fácil e simples é contar as linhas utilizando uma fórmula. Em uma célula em branco, digite "=COUNT(A:A, IF(A>0,1,0))", onde A é a coluna cujo número de linhas está sendo contado.

Referências

Loading ...
Loading ...