×
Loading ...

Como controlar a agressividade de uma gata

As gatas são muito mais propensas à agressividade que suas contrapartes masculinas. Quando um gato novo é introduzido a uma casa, a gata, muitas vezes, luta com o recém-chegado, independentemente da sua idade, enquanto que o macho pode acolhê-lo. Uma vez que as gatas são, muitas vezes, naturalmente agressivas, é importante cuidar desse problema comportamental antes que ela passe a agredir qualquer animal ou humano com quem entre em contato.

Instruções

Gatas são muito mais propensas a agressão do que suas contrapartes masculinas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Comece a tratar a gata, logo que notar sinais de agressividade. Quando se percebe um problema de comportamento precocemente, mais fácil será removê-lo. Quanto mais esperar, mais difícil será para o animal mudar seu comportamento.

    Loading...
  2. Evite qualquer castigo físico quando a gata se comportar mal. Ao contrário de outros animais, gatos não respondem bem a estímulo negativo. Ela pode até mesmo piorar o comportamento.

  3. Assuste a gata no momento em que ela se mostrar agressiva. Se a vir a ponto de bater em outro gato, pise no chão uma vez com o pé. Faça isso a uma distância segura para que ela não tome isso como um ataque. O barulho repentino irá distrair a gata e fazê-la pensar duas vezes antes de atacar.

  4. Dê à gata uma guloseima quando estiver se comportando. Ela deve ser recompensada quando tratar bem os outros gatos ou humanos que geralmente agride. Esse reforço positivo irá reduzir a agressividade no futuro.

  5. Separe todos os gatos que estiverem brigando. Mantenha-os em cômodos diferentes e apresente-os uns aos outros, lentamente, ao longo de uma semana. Se começarem a brigar durante um desses encontros, coloque-os de volta em seus quartos separados imediatamente. Logo perceberão que precisam ser gentis uns com os outros se quiserem passar tempo juntos.

  6. Evite situações estressantes que aumentem a agressividade da gata. Se ela tem dificuldades em se aproximar de cães, é possível trancá-la em um quarto quando um cachorro fizer uma visita ou proíba visitas caninas à casa de uma vez. Dê-lhe espaço quando ela não quiser ser acariciada e deixe-a vagar pela casa por conta própria, a fim de evitar agressões.

Loading...

Dicas

  • Consulte o veterinário se a agressão da felina não melhorar. Eles podem dar medicamentos para ajudar as técnicas de modificação de comportamento.

O que você precisa

  • Guloseimas para gatos

Referências

Loading ...
Loading ...