Como proteger um cavalo dos bernes

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os bernes são membros da família oestridae. Eles são facilmente reconhecíveis por seu corpo pequeno, marrom e peludo, e às vezes são confundidos com zangões pela semelhança na aparência e o zumbido perturbador. Quando uma infestação de bernes é deixada sem tratamento, pode se tornar uma ameaça para a saúde do seu cavalo, pois depois que a larva eclode, arrasta-se para cima para entrar na boca do cavalo e se anexar ao estômago ou intestino delgado do animal.

Passo 1

Trate seu cavalo com o antiparasitário. Normalmente, esses medicamentos vêm em tubos plásticos e são esguichados na boca do animal em forma de pasta. Leia as instruções do fabricante no pacote para verificar a dose adequada segundo os requerimentos de peso e idade do seu cavalo.

Passo 2

Examine no pelo do cavalo em busca de sinais de infestação. O berne fêmea põe ovos pequenos, amarelos e em forma oval que se prendem a cada pelo do animal. Verifique embaixo do queixo, nas patas e ao redor da área da cabeça qualquer evidência de ovos de berne.

Passo 3

Use um pente de berne para tirar os ovos antes deles eclodirem. O pente é similar a um pente de pulgas, mas tem dentes afiados como navalhas que ajudam a tirar os bernes do pelo do cavalo.

Passo 4

Asfixie os ovos de berne com óleo de bebê ou vaselina. Despeje uma pequena quantidade de óleo de bebê em um pano e passe pelas patas do cavalo para cobrir os ovos de berne e bloquear o fluxo de ar para a larva. Use vaselina para áreas menores, como embaixo do queixo.

Mais recentes

×