Como converter insulina "Lantus" para "NPH"
Creatas Images/Creatas/Getty Images
"NPH" e "Lantus" são insulinas de ação prolongada, o que não significa que são substituíveis. A "NPH" tem início de 2 a 4 horas, picos após 6 ou 7 horas e dura até 20 horas. O "Lantus", por outro lado, tem início de 2 horas e continua com o mesmo nível (sem pico) durante até 24 horas. A maioria das pessoas que usam a "NPH" precisam de duas injeções diárias, enquanto os usuários da "Lantus", normalmente, só precisam de uma (sem contar com outras injeções, de mais curta ação que possam precisar). Ainda assim, com supervisão cuidadosa é possível converter da insulina "NPH" para a "Lantus", ou vice-versa.
Step 1
Quando você, inicialmente, converter para a "NPH", precisará determinar quanto tempo leva para que ela comece a funcionar, tem o pico e perde o efeito no seu corpo. Comece com uma injeção diária, usando na "NPH", a mesma dosagem que você usava com a "Lantus".
Step 2
Teste o nível de açúcar no seu sangue regularmente. Se os níveis permanecerem estáveis após 24 horas, você pode precisar apenas de uma injeção de "NPH" por dia. No entanto, se começar a aumentar entre 12 a 20 horas depois da injeção inicial, pode precisar de duas injeções de "NPH" por dia.
Step 3
Se determinar que precisa de duas injeções de "NPH" diárias, multiplique sua dose "Lantus" por 0,8 e divida ao meio. Esta é a quantidade de insulina "NPH" que você deve tomar a cada 12 horas. Continue testando regularmente para determinar se a dose precisa de mais refinamento.
Referências
Dica
- Os testes frequentes do nível de açúcar no sangue, durante a semana após a conversão de insulina, irá ajudá-lo a determinar se seu cálculo de dosagem convertida está atendendo adequadamente às suas necessidades ou se necessita de alteração.
Advertência
- Não tente mudar de insulina sem consultar o seu médico ou profissional da saúde. Diferentes pessoas reagem de diferentes formas a "NPH" e "Lantus", você pode encontrar-se inesperadamente diante de uma série de níveis graves (altos ou baixos) de açúcar no sangue. Seu médico pode ajudá-lo a fazer os ajustes necessários.
Créditos Fotográficos
Creatas Images/Creatas/Getty Images