Quais os significados das cores no Japão?

Tecidos japoneses utilizam cores auspiciosas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A sociedade japonesa possui tradições milenares, que moldaram os japoneses desde então. As cores possuem associações simbólicas que aparecem na arte, vestimentas e rituais japoneses e, mesmo após as rápidas mudanças na sociedade japonesa, essas cores mantiveram seus simbolismos. Se inspirando na natureza e em textos históricos, o simbolismo das cores no Japão ajuda a pessoas a identificarem o estado emocional ou desejos de quem está usando as cores.

Preto

Homem japonês vestido a rigor

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

A cor preta é uma cor forte e sinistra na cultura japonesa. Tradicionalmente, o preto representa a morte, destruição, catástrofes, medo e pesar. Especialmente quando usada sozinha, a cor preta representa luto e azar e é usada normalmente em funerais. O preto também é uma cor de tradicional formalidade e cada vez mais tem representado elegância, com a crescente popularidade das concepções ocidentais de eventos de gala.

Branco

Noiva japonesa

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

A cor branca tem sido uma cor auspiciosa no Japão durante toda sua história. O branco representa pureza e limpeza na sociedade japonesa tradicional e é visto como uma cor abençoada. Devido à natureza sagrada da cor, o branco é a cor de casamentos e outros eventos alegres, além de aparecer na bandeira japonesa.

Vermelho

Bandeira japonesa

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

A cor vermelha é poderosa na sociedade japonesa tradicional, representando emoções fortes ao invés de ideias. Sendo a cor do Sol na cultura japonesa e na bandeira japonesa, o vermelho é uma cor de energia, vitalidade, calor e poder. O vermelho também representa o amor e a intimidade, incluindo o desejo sexual e a força vital e energia das pessoas.

Azul

Uma mulher em um vestido maiko azul

Comstock/Comstock/Getty Images

A cor azul representa pureza e limpeza na cultura japonesa tradicional, isso graças aos grandes mares e oceanos ao redor das ilhas japonesas. Por isso, o azul também representa a calma e estabilidade. O azul também é considerado uma cor feminina, isso em conjunto com a associação à pureza e limpeza, faz com que a cor azul seja usada por mulheres jovens para mostrar sua pureza.

Verde

Árvores perenes no Monte Fuji

Shunsuke Yamamoto Photography/Digital Vision/Getty Images

A cor verde é a cor da fertilidade e crescimento na cultura japonesa tradicional. Como a cor da natureza, a palavra japonesa para verde, midori, também é a palavra para vegetação. O verde também representa a juventude e vitalidade e a energia do crescimento. A cor verde também pode representar a eternidade, já que as árvores perenes nunca perdem suas folhas ou param de crescer.

eHow Brasil
×