Tipos de símbolos na literatura
Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images
Um símbolo literário é algo que possui um significado maior do que sua mera significância literal em uma história ou um poema. Esse significado simbólico pode ser específico ao autor ou mais difundido, variando de importância cultural a associação universal. A baleia no romance "Moby Dick" de Herman Melville, por exemplo, é considerada um sinal do mal, embora esse significado seja raramente relacionado a uma baleia em outras obras. Por outro lado, uma rosa é vista como um sinal de romance no mundo inteiro. Muitos outros símbolos na literatura são igualmente bem difundidos.
Cores
As cores geralmente possuem um significado simbólico em obras literárias. O vermelho é associado à vida, perigo ou paixão. O verde é uma cor de vida e esperança, enquanto o amarelo representa velhice e declínio. O azul geralmente simboliza paz e tranquilidade, enquanto o laranja é ligado ao poder espiritual ou amor sexual. O roxo pode ser um símbolo de realeza ou dor, mas seu tom mais claro, o violeta, é um símbolo de lucidez. O marrom, a cor da terra, é relacionado à humildade. Tanto o branco quanto o rosa são cores da inocência, porém o branco também pode simbolizar clareza, enquanto o rosa sugere feminilidade. O preto é quase sempre a cor da morte ou do mal.
Natureza
Muitos aspectos da natureza possuem significados simbólicos tradicionais. A progressão das estações é geralmente relacionada à vida humana, com a primavera, o verão, o outono e o inverno representando, respectivamente, nascimento, maturidade, velhice e morte. O sol e o dourado são símbolos masculinos, enquanto a lua e o prateado são femininos. A macieira simboliza a tentação, como resultado da crença de que a fruta proibida era uma maçã no Jardim do Éden. O sicômoro representa a vaidade, o carvalho a força e a castanheira a presciência.
Direções
As quatros direções da bússola são vistas como símbolos de coisas diferentes dependendo da obra em questão. O leste é ligado ao nascimento, renovação e o clássico "vinho, mulheres e música". O oeste, onde o sol se põe, é quase sempre relacionado à decadência e ao fim das coisas. O norte gelado é um lugar de morte, hostilidade e solidão, enquanto o sul, por outro lado, simboliza conforto, força e paz.
Animais
Muitos animais possuem significados simbólicos maiores. Tanto o leão quanto o pavão são associados ao orgulho, porém o leão é também um símbolo de força, enquanto o orgulho do pavão representa vaidade. Entre as aves, as corujas são sábias, os falcões observadores e os corvos mensageiros da morte. O salmão é também um símbolo de sabedoria, enquanto o rato significa humildade e medo. As raposas e os gatos simbolizam trapaça, mas o gato é esperto e a raposa é astuta. Voltando à tradição edênica, as cobras geralmente simbolizam o mal e a tentação.
Sobre o Autor
Mark Keller has been writing everything from short stories to political commentary over the course of the past decade. He has written professionally since 2009 with articles appearing on LibertyMaven.com, Penguinsightings.org, Pepidemic.com and various other websites. He is a theater major at Hillsdale College in Michigan.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images