Corpo de violão fosco vs. corpo de violão brilhante
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Seja um violão clássico ou um elétrico, muitos violonista que querem comprar um violão novo -- especialmente aqueles procurando um violão personalizado -- ficam confusos na hora de escolher entre o acabamento de tantos violões diferentes. Fosco e brilhante são os dois tipos proeminentes de acabamento que você encontrará, e saber compará-los vai fazer de você um violonista melhor.
Acabamento Fosco
Um acabamento fosco dá ao corpo do violão uma aparência mate. Em alguns violões, um acabamento fosco dá ao corpo uma aparência sóbria. Esse acabamento mantém o toque macio da madeira e dá ao violão um visual mais natural. Um acabamento fosco pode mudar o som de um violão acústico. Quando você tocá-lo, o violão vai deixar o som profundo e natural, como de madeira.
Acabamento brilhante
Corpos de violão com um acabamento brilhante possuem um visual lustroso e polido. Eles podem ter uma pintura queimada atrás ou mesmo na frente, que contrasta com o corpo do violão. O brilho pode reduzir levemente o som do violão, abafando um pouco as vibrações. Um acabamento brilhante também pode deixar o violão mais difícil de tocar por ser levemente grudento. Você pode ter um pouco de resistência ao mover sua mão ao longo do braço do violão.
Manutenção e Limpeza
Corpos de violão foscos requerem que você use um óleo especial encontrado na maioria das lojas de música. Corpos de violão brilhantes necessitam de um polimento especial para a limpeza. A cera do violão também pode ser encontrada na maioria das lojas de música. Ela vai manter a guitarra brilhante e não deixará o acabamento sair com o tempo.
Considerações
Você pode limpar o corpo de um violão com acabamento brilhante com uma flanela macia e limpa, para devolver o brilho, enquanto corpos foscos necessitam de um óleo especial. Um acabamento fosco é mais difícil de manter porque desgasta mais rápido e fica com pontos brilhantes em áreas de contato constante, como o braço e o meio. Um acabamento brilhante é mais resistente à riscos e cortes do que um acabamento fosco e geralmente é mais barato.
Referências
Sobre o Autor
Based in Colorado, Gisela Chavez has been writing and editing since 2004. Her editorial experience ranges from editing technical documents to editing for “The Bloomsbury Review.” She earned a professional writing certificate from the University of Colorado, where she received a Bachelor of Arts in English and Spanish.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images