Como envernizar um violão

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Se você está construindo um violão novo ou reformando um antigo, aplicar o verniz é o toque final. O verniz é uma combinação de óleo e resinas naturais, como âmbar ou colofônia, que dão à guitarra proteção e durabilidade, além de resistência à umidade, calor e riscos. Aplicar verniz é um processo demorado e trabalhoso, os melhores resultados são obtidos de dez a 12 aplicações manuais de verniz com um pincel ou tecido.

Passo 1

Monte o local de trabalho em uma área bem ventilada e livre de poeira.

Passo 2

Lixe o violão com a lixa e depois com a palha de aço para remover os resíduos dos poros da madeira para preparar a superfície para a aplicação do verniz. Limpe o violão com um trapo de tecido para remover qualquer resíduo. Passe o aspirador de pó na área de trabalho para remover qualquer sujeira.

Passo 3

Dilua o verniz no óleo mineral ou na aguarrás utilizando proporções iguais. Comece com uma pequena quantidade em uma vasilha, você pode ter que fazer ajustes na mistura, dependendo da madeira do violão.

Passo 4

Escolha se você deseja aplicar o verniz com pincel ou tecido. Se escolher o tecido, utilize um que não solte fiapos. Se for o pincel utilize, um especial para verniz com o formato quadrado.

Passo 5

Segure o violão pelo meio do braço, aplique uma camada fina de verniz atrás, na frente e dos lados. Por enquanto, não envernize o braço, utilize-o para virar o violão enquanto enverniza o corpo. Comece com a parte de trás, aplique em movimentos únicos e suaves e não passe uma camada por cima da outra; a ideia é evitar linhas sobrepostas.

Passo 6

Pendure o violão em um gancho, aplique o verniz no braço e deixe secar durante a noite.

Passo 7

Esfregue levemente o violão com a palha de aço e limpe-a com o trapo de tecido para remover o pó. Aplique uma segunda camada de verniz. Repita o processo de oito a dez vezes e esfregue com palha de aço antes de cada aplicação.

Mais recentes

×