Como cortar pneus radiais

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Cortar pneus radiais é difícil. Em primeiro lugar, as camadas de aço são como malha, esticando e contraindo, o que torna a ação da lâmina muito difícil. Um maquinário industrial pode dar conta do trabalho, mas é muito mais caro do que uma pessoa comum pode pagar. Se estiver fazendo um projeto com pneus, este é um guia para auxiliá-lo a cortar pneus radiais com ferramentas domésticas.

Cortando o pneu

Passo 1

Marque o local do corte. Será difícil manter a lâmina reta durante o corte, então marque o corte.

Passo 2

Faça um furo piloto, pelo qual a serra reciprocante será inserida. Não tente começar a cortar de fora. O aro interno é um emaranhado de fios que irá estragar a maioria das lâminas em segundos. Para fazer o corte mais fácil, faça um furo dentro do aro interno e corte rente a ele. Puxe o aro para fora. Sem ele, o corte do pneu será mais fácil.

Passo 3

Insira a lâmina da serra reciprocante no buraco e comece a puxá-la pela linha marcada. Faça movimentos lentos, para evitar que a lâmina se prenda à borracha.

Passo 4

Enfie um formão no corte enquanto a lâmina vai para frente, para separar a borracha e evitar que ela se prenda à lâmina. Desligue a serra quando for mover o formão.

Passo 5

Remova a parte do pneu que você irá descartar em seções, para evitar que o corte se feche através da ligação da borracha. Isso é especialmente importante ao cortar em curvas. Não mova a lâmina rápido demais ao mudar de direção, pois ela pode travar. Travamentos constantes irão retardar o trabalho.

Mais recentes

×