×
Loading ...

Como cortar o rabo de um Rottweiler

Acredita-se que os Rottweilers descendem de cães vaqueiros da Roma Antiga. Estes cães foram usados por Romanos como cães de gado, também usados para guardar os campos, assim como seu xará Rottweil na Alemanha. Rottweilers são territorialistas e altamente protetores, o que exige um alto grau de treinamento pelo seu dono. É uma raça de porte médio-grande, com grande força, agilidade e potência. Normalmente, eles tem o rabo cortado ao nascerem, o que significa que o rabo é cortado muito curto. Historicamente, isso era feito em cães trabalhadores para evitar acidentes com a cauda. Existe um movimento contra isso, que sugere que nos tempos modernos essa prática não é mais necessária. De fato, muitos países como a Inglaterra e a Alemanha tornaram essa prática ilegal.

Instruções

Normalmente, um Rottweiler tem sua cauda cortada entre 24 horas e 3 dias depois do seu nascimento (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Primeiro Passo

  1. Leve seus filhotes ao veterinário se essa for a primeira ninhada. Não tente cortar o rabo dos filhotes por conta própria se você nunca fez isso antes. Outra alternativa é procurar por um experiente e respeitável criador.

    Loading...
  2. Espere até o filhote ter entre 24 horas e 3 dias de nascido. Após 24 horas, alguns pensam que os filhotes estão menos atenciosos ao processo e você pode proceder rapidamente, as vezes antes mesmo de o filhote acordar.

  3. Sob a recomendação de um veterinário ou de um criador experiente, localize o rabo, que está um pouco acima do anus. Um rabo cortado adequadamente deve ser muito curto, entre a segunda e a terceira vértebra.

  4. Tenha alguém que segure o filhote para você.

  5. Use uma corda de atracação para amarrar o primeiro nó frouxo em torno da cauda e mova-o para a posição adequada. O nó deve ser firme, mas não apertado. Use um nó de recife (quadrado) para que seja difícil da mãe desfazê-lo. Isso é conseguido mantendo os dois lados do cordão um em cada mão. Pegue o lado direito e tragá-o para perto, então passe por baixo do lado esquerdo. Segurando os dois lados para cima, pegue o lado esquerdo e tragá-o para perto, passando por baixo do lado direito.

    O nó quadrado é mais difícil de ser desfeito pela mãe (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  6. Faça um segundo nó. Novamente, amarrando um nó de recife firme, porém não apertado para não contorcer a cauda do filhote.

  7. Corte as pontas da corda deixando 1,5 centímetro de comprimento.

  8. Aplique iodo duas vezes por dia usando um cotonete. Isso manterá a pele ao redor e embaixo da corda limpa e esterilizada.

  9. Certifique-se de manter tudo que o filhote usa e tudo ao seu redor esterilizado e limpo afim de diminuir as chances de infecção. Isso é importante para os filhotes independente de você escolher cortar a cauda ou não.

  10. Monitore os filhotes cuidadosamente. Se você tiver alguma dúvida, fale com seu veterinário. As caudas devem murchar e cair em alguns dias.

Loading...

Dicas

  • Não espere passar alguns dias para cortar o rabo dos filhotes. Verifique sempre se a corda caiu (não deve ser amarrada com força). Aplique tintura de iodo duas vezes por dia.

Aviso

  • Verifique as leis da sua região antes de realizar o corte, já que é ilegal em alguns países. Nunca faça isso sozinho se for sua primeira vez. Sempre observe os conselhos e orientações de um veterinário experiente ou criador para lhe ajudar. Certifique-se de que a área onde mantém seus filhotes é escrupulosamente limpa.

O que você precisa

  • Cordas de atracação obtidas em uma clínica veterinária, embebidos em uma solução anti-séptica tão forte quanto a hospitalar.
  • Tesoura de unha ou de cutícula bem afiada (uma nova para cada ninhada)
  • Cotonetes
  • Luvas plásticas descartáveis
  • Toalhas limpas
  • Tintura de Iodo, 2,5%
  • Médico veterinário, se necessário

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...