Como cortar vidro temperado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O vidro temperado não pode ser cortado se você não utilizar cortadores especiais a laser usados ​​por profissionais. Sendo assim, a única maneira de cortá-lo é realizando o recozimento do vidro através do seu aquecimento a cerca de 482 graus Celsius e, em seguida, deixando-o arrefecer lentamente durante cerca de oito horas.

Cortando o vidro temperado

Passo 1

Limpe o vidro temperado e seque-o completamente.

Passo 2

Coloque o vidro temperado em um forno artesanal e ajuste a temperatura em 482 graus Celsius. Quando o vidro chegar a essa temperatura, desligue o forno e deixe os dois esfriarem por pelo menos oito horas antes de retirá-lo. Esse processo é conhecido como recozimento e remove a tensão do vidro, que deixa de ser temperado.

Passo 3

Coloque o vidro temperado sobre uma superfície plana e limpa.

Passo 4

Posicione a régua T ou outra ao longo da linha de corte.

Passo 5

Mergulhe o cortador de vidro em querosene para um corte mais suave e segure-o como se fosse um lápis. Começando pela borda, passe o cortador ao longo dela em linha reta aplicando uma pressão moderada. Faça o corte com um movimento suave aplicando a mesma pressão ao longo de toda a linha. Não passe o cortador duas vezes sobre o vidro.

Passo 6

Posicione a cavilha de madeira de 0,6 mm sob o vidro diretamente sob o corte. Depois, coloque sua proteção para os olhos e aplique uma pressão acentuada descendente no vidro em ambos os lados divididos pela cavilha. O vidro deve romper ao longo do corte.

Passo 7

Esfregue a pedra de amolar ao longo da borda recém-cortada do vidro como se estivesse lixando. Arredonde os cantos ligeiramente. Isso deixa o vidro forte e mais seguro para manusear.

Mais recentes

×