×
Loading ...

Como fazer cortinas para uma cama sem dossel

Normalmente, você encontra dosséis com quatro postes unidos por traves entre eles. Pendurados ou drapeados de diversas formas nas traves, você verá tecidos atados ao dossel ou permanentemente presos na armação. Feitos de forma mais barata, de metal, ou de maneira mais cara, de madeira, armações de dossel requerem um espaço livre no teto. Quando você for fazer o seu próprio dossel sem armação, fique aberto a mais possibilidades e opções de design, e ainda economize dinheiro. É possível fazer cortinas de cama hoje em dia com muito pouca ou nenhuma costura e dormir em uma cama com dossel à noite.

Instruções

Use sua imaginação na hora de escolher e instalar as cortinas do seu dossel (bed image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

    Dossel tradicional

  1. Meça do chão até o teto para descobrir o comprimento do tecido da cortina. Acrescente cerca de 30 cm ao comprimento a fim de dar espaço para as costuras e outros 10 cm se quiser que o tecido fique arrastando no chão. Multiplique a quantidade de tecido que você precisa para cada cortina.

    Loading...
  2. Selecione o tecido de uma cor que combine com a decoração do seu quarto, tendo em mente que os dois lados do tecido vão aparecer. Você pode escolher uma cor sólida, combinando com a cor principal da sua cama, ou uma mais clara e estampada como uma tela.

  3. Pendure as três hastes de cortina no teto ao redor da cama.

  4. Costure os painéis de tecidos para uni-los e fazer a cortina, depois faça a bainha.

    Dossel romântico

  1. Escolha uma rede ou um tipo de tecido translúcido de uma cor que combine com a decoração da sua cama ou do seu quarto.

  2. Coloque um parafuso argola no teto sobre cada canto da sua cama.

  3. Passe o tecido pelo parafuso em um lado da cama e deixe-o cair até quase atingir o chão, depois puxe-o e passe-o pelo segundo parafuso. Repita o processo do outro lado da cama. Agora você tem um dossel romântico.

Loading...

Dicas

  • Considere colocar um parafuso argola no teto perto da cabeceira da sua cama e pendurar uma circunferência de metal nele usando uma linha de pesca transparente. Passe o tecido pela circunferência para que seu dossel fique com outra aparência.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Hastes de cortina com ferragens
  • Tecido
  • 4 parafusos argola (opcional)
  • Rede ou tecido translúcido (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...