×
Loading ...

Costumes da igreja Católica Apostólica Romana para a quinta-feira santa

Os cristãos celebram a Quinta-feira Santa em todo o mundo como o dia em que Jesus ceou com seus discípulos pela última vez antes de ser crucificado. Os católicos comemoram este dia com as tradições que têm laços diretos com a festa judaica da Páscoa, juntamente com os rituais que fazem parte de sua própria crença. Essas tradições sagradas são realizadas em família ou individualmente e a maioria não precisa de gastos ou itens adicionais.

A Última Ceia de Jesus com seus discípulos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Missa

A Igreja Católica realiza apenas uma massa na Quinta-feira Santa. Conhecida como a Missa da Ceia do Senhor, é realizada à noite, por respeito a Páscoa, que começa no pôr do sol deste dia e marca o início do Tríduo Sagrado, um período de três dias de jejum, orações e bênçãos que terminam no domingo de Páscoa. Os fiéis podem voltar à igreja para adorar o Santíssimo Sacramento. Antes da missa vespertina é realizada uma de manhã somente para o clero, presidida pelo Bispo e conhecida como a Missa Crismal. É neste momento que os óleos usados ​​no batismo e na crisma são abençoados.

Loading...
Um padre católico celebra a missa usando um cálice (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

O lava pés

Está escrito nos Evangelhos que Jesus lavou os pés de seus discípulos durante a Última Ceia. Os padres continuam esta tradição na missa católica quando lavam os pés de alguns de seus paroquianos como um símbolo de batismo.

O padre lave os pés de membros da congregação em alusão simbólica (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Sêder de Pessach

Algumas famílias católicas optam por recriar a ceia judaica de Páscoa que muitos acreditam que fora celebrada por Jesus na noite antes de morrer. A festa deve ter cordeiro, ervas amargas, vinho, pão ázimo, charosset, ovos, torradas, aipo ou batata cozida mergulhada em sal e legumes. A refeição é à luz de velas e com orações.

O keará é usado durante a ceia de Páscoa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Limpeza

A tradição da limpeza e do lava pés, também está associada com a observância judaica da Páscoa. As famílias judias limpavam suas casas na preparação da festa, e isso pode ter sido o princípio da "limpeza de primavera." As famílias normalmente envolvem todos da casa, pedindo-lhes para limparem seus quartos ou ajudarem nas tarefas domésticas. Esse costume também se mostra no lava pés e e na lavagem de escadarias de igrejas nesta época.

A limpeza de primavera tem raízes Católicas (Bec Parsons/Lifesize/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...