Como costurar miçangas à mão

Paula Parker
Seja em um artesanato ou em algo para vestir, as miçangas podem dar um toque final lindo. Costurar miçangas, ao invés de colá-las, evitará que elas se soltem com o uso, o manuseio ou as lavagens. Costurar miçangas à mão demora, mas, com um pouco de paciência e prática, pode ser feito.
Como costurar miçangas à mão
Step 1
Disponha as miçangas no padrão que deseja, para que possa ver como vão ficar e ter certeza de que há miçangas suficientes. Nada é mais frustrante do que estar perto de terminar um projeto e descobrir que não possui miçangas o suficiente. Uma boa ideia é comprar mais miçangas do que precisa, caso tenha que repor uma miçanga perdida.
Step 2
Desenhe em um papel seda o padrão que deseja para as miçangas. Desenhe com lápis, mas nunca com caneta hidrocor, pois poderá atravessar o papel e manchar o material. Recorte o papel em um tamanho que caiba no bastidor. Coloque um pedaço de papel de seda sobre o material, certificando-se de posicioná-lo onde deseja que o desenho fique. Alfinete o papel no material, com cuidado para não amontoá-lo. Passe linha em uma agulha e alinhave o papel no material e remova os alfinetes.
Step 3
Coloque a parte de baixo do bastidor sob o material e a parte de cima sobre ele, com cuidado para não prender nenhum pedaço do papel. Aperte o bastidor e puxe o material pelas beiradas para esticá-lo.
Step 4
Passe linha para miçangas ou náilon na agulha e dê um nó na ponta. Passe a agulha pela parte de trás do material e através do papel. Passe uma miçanga pela agulha e deixe cair pela linha até o material. Posicione a miçanga no desenho e passe a linha pelo papel e pelo material. Puxe a agulha o bastante para que segure a miçanga no lugar, mas não apertado a ponto de repuxar o material.
Step 5
Vire o bastidor ao contrário e passe a agulha em uma pequena parte de material diretamente sob a miçanga, tomando cuidado para não atravessar o papel, e esticando a linha. Isso vai ancorar a miçanga no lugar. Mesmo que desse jeito demore mais para prender cada miçanga, é a melhor coisa a se fazer, pois assim, se a linha se soltar, você não perde muitas miçangas. Continue costurando as miçangas nesta seção. Remova o bastidor.
Step 6
Alfinete e alinhave o papel da próxima seção de material. Coloque o bastidor e costure as miçangas. Dependendo do seu desenho, pode chegar um ponto em que não consiga usar o bastidor, pois amassaria miçangas já costuradas no material. Estenda o material com os dedos para ajudar a mantê-lo esticado enquanto costura as últimas miçangas.
Step 7
Retire todo o papel de seda. Pode ser necessário utilizar uma pinça para retirar tudo. Cuidado para não pegar linha ou puxar o material.
Dica
- Se tiver problemas com as miçangas se movendo enquanto você monta o desenho, estique um pedaço de fita adesiva, com o lado adesivo para cima, em uma superfície plana e arrume as miçangas ali. Quando tiver o desenho pronto conte-as.
- Você pode usar uma linha mais fina e esfregá-la em uma vela para conferir maior força para costurar as miçangas.
- Se as miçangas forem pesadas ou forem muitas miçangas no desenho, pode ser que precise aplicar com ferro de passar uma entretela no verso do material para reforçá-lo.
- Se estiver costurando miçangas em uma roupa com forro, como um colete, deixe a última costura aberta até costurar todas as miçangas. Coloque as miçangas e então finalize a última costura. Isso vai exigir mais empenho na costura, mas ela ficará escondida pelo forro.
- Uma boa ideia é começar a costura pelo lado superior oposto à sua mão destra. Por exemplo, se for destra, comece pelo extremo esquerdo. Isso vai ajudá-la a evitar que a sua mão fique apoiada sobre as miçangas costuradas, o que pode ser desconfortável.
Advertência
- Fazer costuras de perto por muito tempo pode forçar os olhos. Faça pausas frequentes para descansar os olhos. Tome o tempo necessário para terminar um projeto grande, ao invés de tentar terminar tudo em uma noite.
Sobre o Autor
After attending Hardin Simmons University, Kay Dean finished her formal education with the Institute of Children's Literature. Since 1995, Dean has written for such publications as "PB&J," Disney’s "Family Fun," "ParentLife," "Living With Teenagers" and Thomas Nelson’s NY Times bestselling "Resolve." An avid gardener for 25 years, her experience includes organic food gardening, ornamental plants, shrubs and trees, with a special love for roses.
Créditos Fotográficos
Paula Parker