Como transformar um vestido com alças em tomara-que-caia

••• Bridesmaid image by Tracy Martinez from Fotolia.com

Transformar um vestido com alças ou mangas em um tomara-que-caia permite que você pegue um vestido velho e faça dele algo novo e elegante. É um projeto que você pode fazer com ou sem uma máquina de costura e pode parecer tão profissional quanto um vestido inalterado. É simplesmente uma questão de retirar as tiras, ajustando a parte superior e cuidadosamente escondendo suas costuras e pontos para que eles se misturem ao padrão e forma da roupa original.

Retirando as alças

Passo 1

Caso seu vestido tenha alças, rasgue a costura das bordas do vestido onde as tiras estão presas, para separar o material da alça do resto do vestido em cada ponto em que estão costurados. Se seu vestido tem mangas e não tem costura de ligação, vista-o e marque o local onde você deseja que a parte superior fique acima do seu busto, sob seus braços e nas costas. Corte o material cerca de meio centímetro acima da linha que você marcou. Se o seu vestido tem um zíper, assegure-se de que você esteja cortando com o zíper puxado para baixo.

Passo 2

Dobre as bordas que ficaram descosturadas após a remoção das alças e fixe-as no lugar com os alfinetes. Use uma linha que se assemelha àquela com que o vestido foi originalmente costurado. Combine o estilo dos pontos para criar um efeito invisível.

Passo 3

Esconda as extremidades da sua costura, puxando-as através do avesso do tecido e cortando a linha a partir daí. Isso ajudará a criar uma aparência de acabamento profissional.

Ajustando o vestido

Passo 1

Vista seu vestido do avesso. Vestidos sem alças precisam ser mais ajustados para que não caiam.

Passo 2

Alfinete o vestido nas costuras em ambos os lados de forma que fique confortável em torno do topo de seu busto. Vá alfinetando a lateral para baixo até onde exista tecido extra para trabalhar.

Passo 3

Tire o vestido e marque onde você prendeu. Remova os alfinetes e use um ferro para deixar o tecido liso onde será a costura. Isso ajudará a garantir que o tecido não fique distorcido ou desalinhado quando você costurá-lo.

Passo 4

Recoloque os alfinetes para manter o tecido no lugar. Faça uma costura em cada lado de seu vestido de onde você marcou até que você cruze a emenda original.

Passo 5

Vire seu vestido para o lado direito e prove. Agora você tem um vestido tomara-que-caia.

Mais recentes

×