Como cozinhar um ouriço-do-mar

Ouriço-do-mar

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um ouriço-do-mar é um daqueles alimentos que você olha e se pergunta que tipo de chef maluco pensou que comê-lo seria uma boa ideia. Ainda assim, apesar de sua aparência espinhosa, o ouriço-do-mar (ou "uni", como é chamado no Japão) é bastante atraente para os aficionados por comida do mundo todo. Com um gosto que encapsula a essência do mar, preparar o ouriço-do-mar pode ser desafiador — mas a recompensa vale a pena.

Step 1

Localize uma peixaria ou uma loja que venda ouriços-do-mar vivos. Se você tiver acesso a um mercado japonês ou coreano, poderá encontrar os ouriços. Selecione espécimes que possuam espinhas rígidas e uma abertura na parte de baixo, e guarde-os na geladeira cobertos por um pano úmido até o momento de cozinhá-los.

Step 2

Corte uma abertura circular no topo do ouriço-do-mar usando a tesoura de ponta fina. Uma tesoura de um kit de higiene masculina pode funcionar bem (apenas lembre-se de higienizá-la com água quente e sabão), ou você pode usar uma tesoura regular de cozinha caso não consiga encontrar outra coisa.

Step 3

Retire as "línguas" dos ouriços-do-mar com uma colher pequena (a de chá funciona bem). Lave-as com água fria e coloque-as em uma tigela com a cebola, o xerez, o suco de limão, o coentro e o azeite de oliva. Deixe marinar por 20 a 30 minutos.

Step 4

Pré-aqueça o forno, passe azeite nas fatias de pão e torre-as de ambos os lados.

Step 5

Adicione os ouriços-do-mar por cima das fatias e sirva.

×