Como criar uma pega
Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images
A pega é um pássaro selvagem comum que come insetos, como besouros, larvas e minhocas. Pegas têm exigências de proteína mais elevadas do que outras aves durante seu crescimento, e é por isso que elas naturalmente não comem sementes de plantas e pequenas nozes, como outras espécies de aves fazem. Ao criar uma pega, essas exigências de proteína devem ser levadas em consideração, desde o nascimento até a idade adulta, para ter as aves mais saudáveis possíveis.
Step 1
Coloque um aquário vazio em um local sem correntes de ar dentro de casa, de preferência longe de locais movimentados, como corredores ou portas, para que a pega se estresse o mínimo possível.
Step 2
Coloque uma almofada de aquecimento no fundo do aquário e conecte o cabo de alimentação ao topo de um dos cantos do aquário. Ligue a almofada na temperatura média, e em seguida, cubra a almofada de aquecimento com toalhas de algodão limpas para servir como cama para a jovem pega. Deixe cerca de 24 horas para que a temperatura interna do aquário se estabilize, e em seguida, coloque a pega no aquário preparado.
Step 3
Alimente jovens pegas três vezes ao dia - de manhã, ao meio-dia e à noite. Misture a ração de acordo com as instruções fornecidas na embalagem, e coloque em um boião limpo. Encha uma chaleira pela metade com água e afunde o boião com a ração na água. Aqueça a água a cerca de 24º C e permita que a ração aqueça por cerca de 15 minutos. A consistência final da ração deve ser a de um pudim macio, capaz de ser sugado pela seringa facilmente.
Step 4
Encha a seringa de 35 ml pela metade com ração, se a pega tiver menos de 14 dias de idade, ou completamente cheia, se a pega tiver entre 15 e 21 dias de idade. Para alimentar a jovem ave, segure a ponta da seringa contra a parte superior do bico, e o pássaro abrirá a boca imediatamente para receber alimento. Pressione o êmbolo lentamente, apenas o suficiente para permitir que duas ou três gotas da ração pousem na língua do pássaro. Deixe o pássaro engolir antes de administrar mais gotas.
Step 5
Introduza pequenos insetos à pega quando ela tiver 21 dias de idade, e reduza lentamente a ração para cerca de 5 ml por dia até que a ave esteja comendo vermes e insetos. Aumente o número de vermes e insetos por refeição até encontrar a quantidade ideal. O pássaro vai comer o suficiente e deixará o que não desejar. Ao medir as necessidades da pega, pode-se coletar apenas o número de insetos e vermes necessários por refeição. Alimente a pega todas as manhãs e à noite. Os insetos devem ser frescos, mas não necessariamente vivos quando administrados.
Step 6
Mude a pega para uma gaiola quando tiver um mês de idade, momento em que não será necessária nenhuma almofada de aquecimento e o pássaro terá tido sua primeira muda de penas para protegê-lo contra correntes de ar. Comece a fornecer à pega uma ração com 80% de vermes e insetos, e 20% de sementes. Pegas adolescentes e adultas precisam dessa pequena porcentagem de volume para ajudar na digestão e eliminação, uma vez que estão comendo alimentos sólidos.
Dica
- Pegas são aves selvagens e prosperam ao ar livre, buscando sua própria comida. Quando a pega atinge a idade adulta, pode se tornar difícil a aquisição de insetos frescos suficientes nos intervalos necessários para manter a pega saudável. Como tal, elas só devem ser criadas e mantidas dentro de casa por um a dois meses apenas, e devem então ser soltas na natureza pelo seu próprio bem.
Sobre o Autor
Kurt Schanaman has had several editorials printed by the Star-Herald Newspaper publication in Western Nebraska. He attended Western Nebraska Community College.
Créditos Fotográficos
Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images