Como cuidar de filhotes de sabiás

••• A baby mockingbird in the nest waiting to be fed image by dvest from Fotolia.com

Todos os anos, centenas de filhotes de sabiá são deixados em centros de reabilitação da vida selvagem, depois de terem caído do ninho ou perderem os pais. Idealmente, um filhote deve ser devolvido ao ninho (é um mito que os pais não irão aceitá-lo de volta após ser tocado por seres humanos). Sabiás têm três estágios de desenvolvimento: recém-nascido (olhos fechados, felpudo), ninhada (olhos abertos, penas começando a crescer) e plumagem (penas, começando a explorar fora do ninho). Cada etapa requer cuidados diferentes.

Recém-nascido

Passo 1

Faça um "ninho" em uma tigela resistente preenchendo dois terços dela com papel picado. Troque o material diariamente.

Passo 2

Forneça calor com uma lâmpada incandescente ou uma almofada aquecida.

Passo 3

Mergulhe uma xícara de comida de gato seca em água durante a noite. Aqueça-a à temperatura ambiente antes de servir.

Passo 4

Em um liquidificador ou processador de alimentos, misture a comida de gato com pedaços de maçã, frutas vermelhas e uva (ou alimentos para bebês à base de frutas). Adicione 1 colher de sopa de grãos feitos para filhotes de papagaio e uma vitamina feita para aves (siga as instruções do fabricante para a medir a quantidade).

Passo 5

Alimente o filhote com um conta-gotas ou seringa a cada 15 minutos. Alimente até que o pássaro deixe de ficar com a boca aberta.

Ninhada

Passo 1

Use um garfo ou colher para esmagar a mistura de ração para filhotes, em vez de fazer um purê em um liquidificador ou processador de alimentos.

Passo 2

Comece a introdução de insetos vivos, como grilos e larvas de farinha. Para os pequenos filhotes, mate os insetos antes.

Passo 3

Use uma pinça para alimentar o filhote de sabiá. A ave nesta fase ainda requer alimentação a cada 15 ou 30 minutos de manhã até a noite.

Plumagem

Passo 1

Apresente ramos e folhas para o filhote. Na plumagem, o sabiá irá gastar menos tempo no ninho e mais tempo explorando e escalando.

Passo 2

Substitua a base de grãos de comida papagaio por alpiste.

Passo 3

Quando possível, introduza insetos, frutos e sementes que o filhote possa encontrar no ambiente onde será solto. Comece colocando mais insetos e menos comida de gato.

Passo 4

Deixe comida no recinto em todos os momentos, para que a ave possa aprender a comer por conta própria. Se você tiver sabiás mais velhos (ou pássaros similares) coloque o pássaro mais jovem com as aves mais velhas para ajudar o filhote a aprender a comer por imitação. Quando ele começar a comer por conta própria, reduza os cuidados.

Passo 5

Introduza um prato com água.

Passo 6

Mova o pássaro a um recinto ao ar livre para que possa se ​​acostumar com a vista, sons e cheiros da natureza.

Passo 7

Uma vez que a ave esteja totalmente emplumada, alimentando-se sozinha e não mais chorando por alimento, solte-a de uma forma sutil.

Mais recentes

×