Como criar ratos e camundongos para alimentar répteis

serpent6 image by djano from Fotolia.com
Reproduzir e criar ratos para alimentar um réptil requer tempo, trabalho e pode não ser para qualquer um. A reprodução desses animais pode facilmente sair de controle se não for administrada cuidadosamente, pois eles procriam muito rápido. Gaiolas superlotadas fazem com que os ratos briguem, se machuquem e até matem uns aos outros. Os parasitas devem ser contidos, senão podem prejudicar o réptil. Os ratos precisam ser alimentandos constantemente e mantidos em gaiolas limpas. É um desafio que vale uma tentativa consistente.
Preparação
Step 1

white mouse on a pumpkin image by katja kodba from Fotolia.com
Compre o primeiro grupo de ratos brancos reprodutores em uma loja online ou em uma loja de animais. Comece com quatro fêmeas e um macho. As fêmeas precisam ser substituídas após um ano e o macho após um ano e meio.
Step 2
Coloque os ratos em uma das unidades habitacionais. Uma delas será para o primeiro grupo reprodutor, enquanto a segunda será para separar a fêmea do grupo, após ela ter copulado com o macho.
Step 3
Compre alimentadores e potes de água adequados para as unidades habitacionais. Para as unidades do tipo gaiola, potes de água com velcro funcionam bem.
Step 4
Forre o fundo da unidade habitacional com aparas de madeira. Jornal velho também serve, mas precisa ser trocado com mais frequência. As aparas funcionam melhor para conter os odores associados aos ratos.
Cuidados e alimentação
Step 1

Little mouse image by Multiart from Fotolia.com
Alimente os ratos com comida para hamster ou gerbilo e labina (um suplemento nutricional). Manter os ratos bem alimentados, mas sem excessos, ajuda-os a se reproduzirem de modo mais adequado. A comida pode ser comprada pela internet ou em lojas de animais.
Step 2
Limpe a gaiola pelo menos duas vezes por semana. Jogue as aparas de madeira fora e lave a unidade habitacional com uma mistura de detergente neutro e desinfetante; enxague abundantemente. Seque completamente a unidade antes de colocar novas aparas no fundo e voltar com os ratos para dentro dela.
Step 3
Mantenha o pote de água sempre cheio, com água limpa e fresca.
Reprodução
Step 1

maximum stretch image by studio vision1 from Fotolia.com
Separe a fêmea dos outros ratos, assim que ela copular com o macho; coloque-a na segunda unidade habitacional. Ela precisa ser afastada durante 21 dias, até parir cerca de 15 a 20 filhotinhos. Após mais 21 dias, os filhotes já devem estar desmamados e se alimentando sozinhos. A mãe pode retornar para a unidade habitacional anterior.
Step 2
Coloque os filhotes nas suas próprias unidades habitacionais após 45 dias, mantendo a proporção de quatro fêmeas para um macho. Compre novas gaiolas e acessórios, à medida que os ratos amadurecerem. Com uma rotação correta de ratos e unidades habitacionais, você pode esperar arrumar um novo grupo de gaiolas, ou pelo menos uma gaiola nova, a cada mês.
Step 3
Faça a rotação entre os ratos de acordo com a idade de pico para a reprodução, que costuma ser entre três a nove meses de idade. A maneira mais fácil de fazer isso é colocando uma etiqueta adesiva em cada gaiola, para datá-la com base em quando você colocou os ratos naquela determinada unidade habitacional. Mantenha ratos da mesma idade em cada gaiola, pois isso ajuda a conseguir uma procriação mais rápida.
Alimentação
Step 1

unlucky mouse image by Kevkel from Fotolia.com
Para dar ratos vivo ao réptil, simplesmente coloque um rato dentro da gaiola do bicho, na hora de comer. A frequência da alimentação depende do réptil. Leve em consideração o tamanho dos ratos adultos, para escolher qual deles dar para o réptil. Escolha ratos que tenham tamanho mais ou menos igual à parte mais grossa da cobra, se for dar presas vivas.
Step 2
Mate o rato antes da hora da comida, se achar que é mais humano alimentar o réptil com presas mortas. Alguns criadores de ratos não conseguem ver o rato passar pelo trauma de ser morto. Há duas maneiras principais de matar a presa. Uma delas é quebrando o pescoço do rato -- alguns criadores usam uma colher na base do pescoço. Porém, se você for inexperiente nisso, não tente esse método, pois você poderia apenas machucar a presa e deixá-la sofrendo desnecessariamente.
Step 3
Outro método de matar a presa é asfixiá-la dentro um balde, aquário ou refratário. Coloque a presa dentro da pequena câmara de gás e encha o interior dela com dióxido de carbono, que pode ser comprado a baixo custo em lojas de solda, na forma de gás. O rato leva poucos minutos para morrer. Certifique-se de ficar com o rosto afastado do gás. Algumas lojas de animais fazem eutanásia nas presas.
Step 4
Coloque os ratos asfixiados em um saco ziploc e escreva a data com uma caneta permanente. Presas que sofreram eutanásia com gás precisam ser congeladas durante cinco semanas, antes de serem dadas ao réptil. Isso mata os parasitas presentes nos roedores e dissipa os tecidos gasosos dentro deles.
Referências
Recursos
Dica
- A saúde dos ratos e dos filhotes está diretamente relacionada à saúde do réptil. Por isso, é fundamental tratar os ratos da melhor maneira possível.
- Muitas lojas de animais vendem ratos congelados para alimentar répteis. Eles precisam ser descongelados antes de serem dados como comida. Não descongele os ratos no microondas.
Advertência
- Utilizar lascas de madeira de cedro nas unidades habitacionais dos ratos pode ser prejudicial a eles.
- Nunca coloque ratos novos em uma gaiola já estabelecida.
Sobre o Autor
As a former elementary school teacher, Cheryl Starr now writes full-time from Missouri. Her work has appeared in various magazines, including "Teachers of Vision," "Insight" and "Highlights." She is currently writing a novel and a devotional book. Starr studied elementary education at the University of Arkansas at Little Rock.
Créditos Fotográficos
serpent6 image by djano from Fotolia.com