Como criar ratos e camundongos para alimentar répteis

Matar a presa antes de alimentar o réptil é mais humano

serpent6 image by djano from Fotolia.com

Reproduzir e criar ratos para alimentar um réptil requer tempo, trabalho e pode não ser para qualquer um. A reprodução desses animais pode facilmente sair de controle se não for administrada cuidadosamente, pois eles procriam muito rápido. Gaiolas superlotadas fazem com que os ratos briguem, se machuquem e até matem uns aos outros. Os parasitas devem ser contidos, senão podem prejudicar o réptil. Os ratos precisam ser alimentandos constantemente e mantidos em gaiolas limpas. É um desafio que vale uma tentativa consistente.

Preparação

Step 1

Os ratos brancos se reproduzem com mais frequência do que os de outras cores

white mouse on a pumpkin image by katja kodba from Fotolia.com

Compre o primeiro grupo de ratos brancos reprodutores em uma loja online ou em uma loja de animais. Comece com quatro fêmeas e um macho. As fêmeas precisam ser substituídas após um ano e o macho após um ano e meio.

Step 2

Coloque os ratos em uma das unidades habitacionais. Uma delas será para o primeiro grupo reprodutor, enquanto a segunda será para separar a fêmea do grupo, após ela ter copulado com o macho.

Step 3

Compre alimentadores e potes de água adequados para as unidades habitacionais. Para as unidades do tipo gaiola, potes de água com velcro funcionam bem.

Step 4

Forre o fundo da unidade habitacional com aparas de madeira. Jornal velho também serve, mas precisa ser trocado com mais frequência. As aparas funcionam melhor para conter os odores associados aos ratos.

Cuidados e alimentação

Step 1

Os ratos se reproduzem melhor quando a temperatura do ambiente é mantida entre 18 e 21 ºC

Little mouse image by Multiart from Fotolia.com

Alimente os ratos com comida para hamster ou gerbilo e labina (um suplemento nutricional). Manter os ratos bem alimentados, mas sem excessos, ajuda-os a se reproduzirem de modo mais adequado. A comida pode ser comprada pela internet ou em lojas de animais.

Step 2

Limpe a gaiola pelo menos duas vezes por semana. Jogue as aparas de madeira fora e lave a unidade habitacional com uma mistura de detergente neutro e desinfetante; enxague abundantemente. Seque completamente a unidade antes de colocar novas aparas no fundo e voltar com os ratos para dentro dela.

Step 3

Mantenha o pote de água sempre cheio, com água limpa e fresca.

Reprodução

Step 1

Os ratos podem ser comprados congelados e prontos para serem descongelados e dados para o réptil

maximum stretch image by studio vision1 from Fotolia.com

Separe a fêmea dos outros ratos, assim que ela copular com o macho; coloque-a na segunda unidade habitacional. Ela precisa ser afastada durante 21 dias, até parir cerca de 15 a 20 filhotinhos. Após mais 21 dias, os filhotes já devem estar desmamados e se alimentando sozinhos. A mãe pode retornar para a unidade habitacional anterior.

Step 2

Coloque os filhotes nas suas próprias unidades habitacionais após 45 dias, mantendo a proporção de quatro fêmeas para um macho. Compre novas gaiolas e acessórios, à medida que os ratos amadurecerem. Com uma rotação correta de ratos e unidades habitacionais, você pode esperar arrumar um novo grupo de gaiolas, ou pelo menos uma gaiola nova, a cada mês.

Step 3

Faça a rotação entre os ratos de acordo com a idade de pico para a reprodução, que costuma ser entre três a nove meses de idade. A maneira mais fácil de fazer isso é colocando uma etiqueta adesiva em cada gaiola, para datá-la com base em quando você colocou os ratos naquela determinada unidade habitacional. Mantenha ratos da mesma idade em cada gaiola, pois isso ajuda a conseguir uma procriação mais rápida.

Alimentação

Step 1

Ao contrário da crença popular, os répteis comem presas mortas

unlucky mouse image by Kevkel from Fotolia.com

Para dar ratos vivo ao réptil, simplesmente coloque um rato dentro da gaiola do bicho, na hora de comer. A frequência da alimentação depende do réptil. Leve em consideração o tamanho dos ratos adultos, para escolher qual deles dar para o réptil. Escolha ratos que tenham tamanho mais ou menos igual à parte mais grossa da cobra, se for dar presas vivas.

Step 2

Mate o rato antes da hora da comida, se achar que é mais humano alimentar o réptil com presas mortas. Alguns criadores de ratos não conseguem ver o rato passar pelo trauma de ser morto. Há duas maneiras principais de matar a presa. Uma delas é quebrando o pescoço do rato -- alguns criadores usam uma colher na base do pescoço. Porém, se você for inexperiente nisso, não tente esse método, pois você poderia apenas machucar a presa e deixá-la sofrendo desnecessariamente.

Step 3

Outro método de matar a presa é asfixiá-la dentro um balde, aquário ou refratário. Coloque a presa dentro da pequena câmara de gás e encha o interior dela com dióxido de carbono, que pode ser comprado a baixo custo em lojas de solda, na forma de gás. O rato leva poucos minutos para morrer. Certifique-se de ficar com o rosto afastado do gás. Algumas lojas de animais fazem eutanásia nas presas.

Step 4

Coloque os ratos asfixiados em um saco ziploc e escreva a data com uma caneta permanente. Presas que sofreram eutanásia com gás precisam ser congeladas durante cinco semanas, antes de serem dadas ao réptil. Isso mata os parasitas presentes nos roedores e dissipa os tecidos gasosos dentro deles.

×