Ratos cavam buracos na terra?
Anup Shah/Photodisc/Getty Images
Ratos podem não ser apenas destrutivos dentro de um lar, eles podem destruir coisas do lado de fora também. Dentro de uma casa, eles roem fios e materiais, porém, do lado de fora, eles cavam buracos em canteiros e gramados. Os buracos são, às vezes, confundidos com os de outros animais, já que as pessoas não têm consciência de que, na verdade, ratos cavam buracos.
Tocas
Ratos cavam tocas na terra para protegê-los de predadores. Eles roem a terra com seus dentes e usam as garras para cavar o solo, fazendo buracos que geralmente são constituídos de mais de uma entrada, que podem tampá-los com terra para manter uma temperatura constante e umidade relativa. Eles geralmente cavam as tocas em solo arenoso, ou perto de arbustos onde o vento deposita terra solta. Os buracos geralmente medem de 5 a 10 centímetros de diâmetro. As tocas os protegem de predadores, clima ruim e permitem que eles armazenem comida. Alguns ratos hibernam nos buracos durante os meses de frio do inverno.
Acasalamento e nascimento
Ratos entram em buracos para acasalar e terem seus filhotes. Eles geralmente se reproduzem ao longo do ano, particularmente entre abril e junho, ou durante setembro ou outubro. Às vezes, depois de dar a luz, a mãe bloqueia a entrada principal e apenas usa a entrada traseira.
Túneis
Ratos cavam túneis que vem e vão à partir de suas tocas, e que também são conectados a outras tocas. Eles podem construir um sistema completo de túneis, que podem levar a câmaras diferentes usadas para descanso, armazenamento de comida e moradia. Montes de terra também podem ser vistos na superfície do solo em torno das tocas de ratos, que são compostos de muitos túneis. A terra é trazida conforme eles cavam mais túneis. Os múltiplos túneis e entradas permitem que os ratos escapem de predadores. Se um predador entra em um túnel, os ratos podem escapar por outro.
Colônias
Os ratos, às vezes vivem em colônias, que consistem de múltiplas tocas. A colônias podem ter até mesmo 35 ratos por acre de terra. As tocas são espaçadas a fim de viabilizarem fontes de comida em distâncias razoáveis. Faixas de tráfego são observadas, às vezes, entre as entradas, e geralmente há mais entradas que ratos.
Referências
- "Prevention and Control of Wildlife Damage, Volume 2"; Scott E. Hygnstrom, et al.; 1994
- "Lions and Other Mammals"; Andrew Solway; 2006
Sobre o Autor
Audrey Pannell has been writing since the year 2000. She has written for AOL and eHow. She holds a Bachelor of Science in public administration from the University of Texas at Dallas and also completed a certification course to obtain a teaching certificate for early childhood through fourth grade.
Créditos Fotográficos
Anup Shah/Photodisc/Getty Images