Como alimentar e cuidar de filhotes de periquitos

Alimentar manualmente um periquito vai ajudar a tornar o pássaro mais manso e sociável

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Alimentar e cuidar de filhotes periquitos pode ser uma experiência desafiadora, mas gratificante. Periquitos alimentados à mão são mais mansos do que as aves criadas pelos pais, e os machos são mais propensos a falar se eles são alimentados à mão. Essa tarefa será fácil se você tiver o suprimentos corretos e acompanhar de perto cada passo. No entanto, a alimentação manual feita incorretamente pode ferir ou matar um filhote de periquito.

Step 1

Forre a caixa de sapato com os trapos. Coloque a caixa de sapatos sobre o tapete de aquecimento.Ajuste a temperatura na configuração mais alta para manter em torno de 37ºC.

Step 2

Retire os filhotes dos pais quando eles estiverem com cerca de duas semanas de idade. Remova um ou dois dos filhotes mais velhos se você não pretende alimentar à mão a ninhada inteira. Coloque os periquitos na caixa e mantenha-os lá, enquanto os estiver criando com a alimentação manual.

Step 3

Misture a fórmula com água e aqueça-a a cerca de 36,5º C. Coloque a fórmula noa conta-gotas ou em uma seringa limpa e alimente imediatamente o pássaro. Evite alimentar o pássaro com um fórmula que esteja muito fria, porque não será digerida corretamente. Certifique-se de que a fórmula não esteja muito quente, porque ela vai queimar o papo do pássaro, que é parte do trato alimentar usada para armazenamento de alimentos antes da digestão.

Step 4

Alimente os pássaros a cada três a quatro horas. Forneça aos pássaros fórmula fresca em cada mamada e descarte a sobra após cada alimentação.

Step 5

Comece a alimentar os pássaros com frutas frescas, legumes e sementes para periquito quando eles estiverem com cerca de seis semanas de idade. Continue a alimentá-los com a fórmula, se eles não estiverem prontos para comer outros alimentos.

Step 6

Mude os periquitos da caixa para uma pequena gaiola quando eles começarem a tentar voar. Alimente os periquitos até que comam e bebam por conta própria e se recusem a consumir a fórmula. Mantenha a gaiola em uma área quente sem correntes de ar.

eHow Brasil
×