×
Loading ...

Como fazer crochê filé

O crochê filé cria o mesmo padrão intrincado de uma peça de renda sendo feito com linha para crochê ou com fio de espessura fina. Esse tipo de crochê se utiliza de um gráfico para indicar o que fazer em um determinado ponto do trabalho. Você pode usar uma receita criada especificamente para o crochê filé ou pode pegar uma receita de ponto-cruz e usá-la para um projeto de crochê filé. Este tipo de crochê é especialmente adequado para fazer cortinas decorativas para janelas por causa dos padrões que se pode criar. No entanto, você já deve possuir alguma experiência prévia em crochê antes de tentar este tipo de receita.

Instruções

O crochê filé cria padrões complexos (crochet serviettes image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Olhe para um gráfico de crochê filé e descubra onde estão as tramas "abertas" e as tramas "fechadas". Os quadrados escuros sobre o padrão são as tramas fechadas e quadrados claros são as tramas abertas. Comece a ler o gráfico pelo lado inferior direito -- você vai ler e crochetar carreiras ímpares da direita para a esquerda e carreiras pares da esquerda para a direita.

    Loading...
  2. Faça a carreira de base com vinte correntes para praticar essa receita. O primeiro quadrado é aberto, então, faça um ponto alto na nona corrente a partir da agulha. Pule duas correntes, faça um ponto alto no ponto da base seguinte. Desse ponto até o final da carreira repita por duas vezes a sequência a seguir: um ponto alto nas seis correntes seguintes e (pule duas correntes, faça um ponto alto na corrente seguinte). Vire o trabalho.

  3. Suba cinco correntes (equivale a um ponto alto mais duas correntes). Trabalhe um ponto alto no ponto alto seguinte, duas correntes, um ponto alto no ponto alto seguinte. Desse ponto até o final da carreira repita a sequência a seguir por duas vezes: um ponto alto nos próximos seis pontos altos (duas correntes, um ponto alto no ponto alto seguinte). Faça um ponto alto no topo da corrente para virar. Vire o trabalho.

  4. Suba três correntes e faça dois pontos altos no espaço de duas correntes e um ponto alto no ponto alto seguinte. Faça dois pontos altos no espaço de duas correntes e um ponto alto no ponto alto seguinte. Desse ponto até o final da carreira repita a sequência a seguir por duas vezes: (pule dois pontos altos, faça um ponto alto no ponto alto seguinte). E repita essa outra sequência também por duas vezes: (faça dois pontos altos no espaço de corrente, um ponto alto no ponto alto seguinte). Feche a carreira com um ponto alto no topo da corrente para virar. Vire o trabalho.

  5. Compare o seu trabalho com o padrão do gráfico. Você deverá ter duas carreiras com duas tramas abertas, duas tramas fechadas e duas tramas abertas. Na terceira carreira, você deverá ter duas tramas fechadas, duas tramas abertas e duas tramas fechadas.

Loading...

O que você precisa

  • Receita de crochê filé
  • Agulha de crochê de 3,25 mm
  • Fio para crochê de espessura superfina, cor clara
  • Tesoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...