Cuidado com plantas dracena
Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images
As dracenas são plantas de casa que requerem poucos cuidados, renomadas por sua folhagem verde cerosa. Algumas variedades comuns incluem a Dracaena frangrans, Dracaena massangeana, Dracaena marginata e as variedades mais compactas como a Dracaena deremensis. Como as dracenas podem atingir alturas de mais de 1,5 m em interiores, elas requerem certos cuidados para se manterem em forma. Mas, no geral, fora regas semanais, a planta é fácil de cultivar.
Luz, temperatura e irrigação
Dracenas são tolerantes a uma grande variedade de condições de crescimento, prosperando em ambientes com luz solar abundante e indireta, mas podem crescer em um ritmo mais lento em ambientes de meia sombra.
Dracenas são também tolerantes a uma grande gama de temperaturas e níveis de umidade. Certifique-se de fornecer água extra, se o cômodo onde a planta encontra-se for muito quente. Borrifar água sobre a planta a cada dois ou três dias é útil para manter a planta úmida.
Alguns indícios de rega excessiva ou insuficiente incluem o esmorecimento da planta, o escurecimento e a maciez do caule. Caso as folhas tornem-se amarelas ou o caule fique macio e molhado, a rega excessiva é a culpada. Plantas em estado de seca recuperam-se rapidamente após uma boa rega.
Fertilizante
As necessidades nutricionais de dracenas também são bastante simples. Na primavera e no verão, aplique um fertilizante comum solúvel em água uma ou duas vezes por mês. A fertilização não é necessária no outono e no inverno. Caso as plantas estejam crescendo muito devagar, elas provavelmente precisam de uma melhora na nutrição.
Pragas, doenças e outros problemas em potencial
Apesar de fáceis de manter-se, dracenas, assim como qualquer planta, podem sofrer com pragas, doenças ou más condições de cultivo.
Se as folhas de sua planta têm uma aparência doentia, os culpados podem ser ácaros fitófagos. Esses insetos sugadores de seiva deixam as folhas com um aspecto doentio; caso você confirme a presença de ácaros, borrife a planta com um inseticida para plantas de ambientes internos até que o problema desapareça.
Da mesma maneira, cochonilhas podem tornar-se problemas em dracenas, mas são facilmente eliminadas com inseticidas que contêm piretrinas.
Se sua planta desenvolver áreas marrom-acinzentadas ao redor das folhas, isso pode ser um indício da presença de fungos, que podem ser erradicados reduzindo os níveis de umidade do ambiente e melhorando a circulação de ar.
Sobre o Autor
Roseann Losito-Raia has over 15 years of experience as a published freelance writer for "The Inside Connection," "The Music Paper" and "The Musician's Exchange." Since graduating with a Bachelor of Fine Arts from Long Island University, she has worked as a marketing and advertising manager in the music and DVD industry.
Créditos Fotográficos
Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images