Cuidados para um cavalo picado por uma abelha
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Cavalos são vulneráveis a uma variedade de insetos potencialmente agressivos, especialmente durante os meses de verão, quando essas criaturas experimentam temperaturas elevadas. Na maioria dos casos, eles representam pouca ameaça para a saúde de um cavalo, e a maioria das picadas são rapidamente sanadas com um mínimo esforço. A ocasião surge, entretanto, quando picadas se tornam um problema maior para um veterinário treinado. A Dra. Nancy S. Loving oferece o seguinte conselho: "Se o seu cavalo apresentar um excessivo inchaço, irritabilidade, dor ou urticária, ele potencialmente teve uma reação ruim ao veneno do inseto. Geralmente é melhor obter uma avaliação e tratamento veterinário do que esperar até que uma questão mais grave se desenvolva". Em casos de respiração superficial ou dificuldade em remover o ferrão, também é aconselhado procurar a ajuda de um profissional.
Procurando por sinais de um ferrão
As abelhas, juntamente com as vespas e formigas de fogo, irão picar e morder a fim de proteger seus ninhos e manter os intrusos à distância. Muitas vezes, isso acontece quando o dono do cavalo não está nas proximidades. Sinais como pequenas manchas de inflamação e irritação na pele devem ser verificados. Áreas sensíveis, como os olhos e o focinho, são propensos a um inchaço muito pronunciado. Sérios problemas podem surgir com várias picadas, então quando uma é descoberta, é prudente verificar imediatamente pelas outras.
Tratamento inicial
Se o ferrão ainda está presente, é importante extraí-lo do cavalo de forma devagar e cuidadosa. Uma pressão adicional pode fazer com que o veneno restante entre na pele do cavalo. O gelo trabalha bem para evitar o inchaço secundário; uma aplicação de 15 minutos é suficiente e também reduz dolorosas sensações de queimadura. Um emplasto de bicarbonato de sódio mantido no local da picada combate ainda mais a inflamação e ajuda a dar conforto ao cavalo.
Considerações especiais
As picadas de abelha que atingem a cabeça do cavalo, ou outras áreas sensíveis, precisam ser vigiadas de perto por sinais de problemas mais sérios. Se o ferrão não está visível, pode ser que o cavalo tenha sido mordido ou picado por outro animal. Tente observar o animal mais uma vez para determinar se ele está com urticária ou outros sinais de reação alérgica. Se você suspeita que seu animal foi apenas picado, cobrir a área e procurar por ameaças pode impedir que a mesma coisa aconteça de novo.
Medidas preventivas
Os proprietários de cavalos precisam ser muito familiarizados com a terra que os animais vagueiam. Trailers, galpões e celeiros são áreas comuns de nidificação para abelhas, e inspeções periódicas ajudam a prevenir o surgimento de problemas. Não subestime os lugares que uma colmeia pode ser desenvolvida, elas podem ser facilmente encontradas em áreas arborizadas, especialmente em toras ocas e locais semelhantes. As abelhas e suas colmeias são geralmente mais fáceis de eliminar do que os ninhos subterrâneos de alguns tipos de vespas, mas as considerações alérgicas e de segurança ainda se aplicam durante o processo de exterminação.
Mais Artigos
Meu cachorro está lambendo a pata e mancando→
Quais são as causas de fraqueza nos membros traseiros de uma vaca leiteira? →
Como tratar uma torção de tornozelo em cavalo→
Como tratar uma pata inchada→
Porquinhos da Índia e infecções do ouvido médio→
Como curar uma queimadura causada por tocha de soldagem→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
William Bradberry began writing professionally in 2008. He has an extensive background in the restaurant industry and has been involved with front and back management, menu planning and much more. His passions include a love for animals, natural health and electronics. Bradberry has been an active gamer since he could pick up a controller.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images