Como cuidar da diarreia em leitões
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Diarreia é uma das doenças mais comuns a afetar leitões recém-nascidos. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias ou parasitas, mas é usualmente um sintoma da doença bacteriana E. coli. Imediatamente após o nascimento, quando o sistema imunológico dos leitões ainda não está totalmente desenvolvido, a doença pode causar diarreia. Eles podem não apresentar nenhum sintoma, mas animais doentes são normalmente apáticos, sentem calafrios e apresentam corrimento mau-cheiroso. Esse problema é frequentemente fatal, mas, com tratamento, os leitões podem recuperar sua plena saúde.
Step 1
Dê antibióticos, como amoxicilina ou ampicilina, o mais rápido possível aos leitões. Para os que tiverem menos de uma semana de vida, administre os medicamentos oralmente; para os que tiverem mais de uma semana, injete os antibióticos. Se a diarreia for causada por bactérias, os antibióticos podem curar a doença; se não for, eles não farão nada. Contudo, não há maneira de saber logo no início a causa da diarreia sem primeiro tentar o uso dos antibióticos. Também dê os remédios à porca para reduzir a quantidade de bactérias produzidas em seus detritos, os quais podem contaminar os leitões. Dê os antibióticos uma ou duas vezes por dia para toda a ninhada.
Step 2
Coloque soluções de eletrólitos na água dos leitões para reabastecer os eletrólitos que eles perderam na diarreia. Forneça aos seus porquinhos muita água. Eles beberão instintivamente grandes quantidades e poderão reabastecer os fluidos que perderam.
Step 3
Se os leitões estiverem desmamando, restrinja a entrada de comida por 12 horas para dar ao sistema digestivo tempo para se curar. Se eles tiverem 2 ou 3 semanas de idade, restrinja a alimentação da porca em 30 % por um curto período.
Step 4
Misture um agente de ligação como giz, caulim, bentonita ou atapulgita ativada dentro da comida dos leitões. Um agente de ligação absorverá as toxinas presentes no sistema digestivo dos porquinhos e protegerá os tecidos. Esses agentes têm pouco ou nenhum sabor, e não afetarão o desejo dos leitões pela comida. Se eles se recusarem a comer, realmente estão muito doentes.
Step 5
Se o chiqueiro estiver contaminado com diarreia, limpe-o. Cubra o fundo do chiqueiro com raspas de madeira, palha ou serragem, a fim de que eles não fiquem de pé na própria sujeira e facilite a limpeza. Mova os porcos para outro chiqueiro se a contaminação estiver muito ruim.
Mais Artigos
Referências
Advertência
- De acordo com "The Pig Site", diarreia deve matar menos de 0,5% de leitões em rebanhos grandes e bem guardados; contudo, se não tratar e deixar com que se propague, pode matar uma ninhada inteira. Bons cuidados são necessários para manter um rebanho saudável e para salvar os leitões que contraíram a doença.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images