×
Loading ...

Como cuidar de filhotes de caramujos em um aquário

Atualizado em 19 outubro, 2018

Nem todas as espécies de caramujos fazem bem para seu aquário. Uma das espécies benéficas são as ampulárias. Esses invertebrados podem ser criados sozinhos ou com outras espécies de peixes. São principalmente herbívoros e se alimentam de algas que crescem em seu aquário. Os cuidados com esses moluscos requer alimentos específicos e muita atenção às condições da água.

Instruções

Uma das espécies benéficas a seu aquário são as ampulárias (Escargot image by Goldfish from Fotolia.com)
  1. Encha o seu aquário com água. Certifique-se de que o nível da água fique pelo menos duas vezes maior que o maior caramujo bebê de seu aquário. A medida que os caramujos forem crescendo, você pode aumentar o nível de água. Se houver peixes em seu aquário, o nível de água pode ser ainda mais aumentado. Só não se esqueça de deixar algum espaço entre a superfície da água e a parte de cima vidro do aquário para que seus caramujos consigam colocar seus ovos fora d'água. Se eles não tiverem espaço para colocar seus ovos fora d'água, eles os colocarão dentro, e os ovos não se desenvolvem quando estão imersos.

    Loading...
  2. Use água com dureza média ou alta. Água mole não é boa para os caramujos. A água com metais pesados, como cobre e outros, também deve ser evitada. Produtos como o "Aquasafe" podem ser usados para tratar a água da torneira e livrá-la desses metais. Para descobrir o nível de dureza de sua água, compre um teste de dureza geral em sua loja de animais local. Se a leitura da amostra der valores entre 4 e 8, significa que a água está muito mole.

  3. Providencie algumas plantas que sirvam como alimento para seus caramujos. Se seu aquário não for plantado, você terá de colocar um pedaço de alface no aquário. De vez em quando, os caramujos chegam a comer alguns flocos de ração para peixes. Como uma guloseima, as artêmias salinas podem ser oferecidas para seus caramujos.

  4. Use uma luminária padrão para aquários, no tanque de seus caramujos bebês, mas desligue-a durante à noite. Os caramujos em geral, inclusive as ampulárias, preferem o escuro, e ficam mais ativos quando a luz está apagada. Se seu aquário for colocado em algum lugar onde ele receba luz solar direta, os caramujos ficarão mais propensos ao crescimento de algas em suas conchas. Isso não os prejudica, mas não é bonito de se ver.

  5. Mantenha a temperatura no aquário entre 18 e 28 °C. Essa é a faixa de temperatura na qual os caramujos são mais ativos. Se sua pretensão for plantar seu aquário, certifique-se de que a água esteja a pelo menos 21 °C.

Loading...

Dicas

  • Após a colocação dos ovos, a eclosão acontece entre duas a quatro semanas.

Aviso

  • Mantenha seu aquário tampado para evitar que os caramujos saiam.

O que você precisa

  • Água
  • Kit de medida de dureza
  • Plantas
  • Ração para peixes
  • Artêmias salinas
  • Iluminação

Referências

Loading ...
Loading ...