×
Loading ...

Como cuidar de uma galinha choca

A galinha choca é um dos animais mais dedicados da fazenda. Ela tem instintos maternais extremamente fortes e permanecerá sentada no ninho por semanas seguidas, muitas vezes sem se mover, nem mesmo para satisfazer as necessidades básicas, como comer e beber. Elas exigem cuidados extras para mantê-las seguras e garantir que a ninhada de ovos que estão chocando gerem pintinhos saudáveis.

Instruções

As galinhas chocas precisam de cuidados extras para prosperarem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque as outras galinhas em um galinheiro independente. As chocas são muito territoriais e podem atacar as aves que chegarem muito perto de seu espaço, e, portanto, eliminar as brigas antes delas começarem é mais seguro. Se estiver tentando reproduzir uma ninhada de pintinhos, deixe o galo com a galinha.

    Loading...
  2. Organize uma caixa de nidificação para a galinha choca. Coloque o recipiente em um local relativamente calmo, longe do fluxo do galinheiro, e de portas ou tigelas de alimentação. Forre a parte interna com palha fresca, para isolar e proteger os ovos da ave, depois que ela for para dentro da caixa.

  3. Encha uma tigela pequena com ração inicial para pintinhos e deixe-a em frente à caixa de nidificação. Essa ração é rica em vitaminas e proteínas que as galinhas chocas precisam para produzir ovos saudáveis e fortes. Disponha um recipiente com água no lado oposto da caixa, para permitir que a ave permaneça hidratada, sem espalhar comida na água. Manter os nutrientes próximos da galinha possibilita que ela coma e beba sem se afastar muito do ninho vulnerável.

  4. Mantenha vigilância constante sobre a galinha para sinais de doença, ou se ela não conseguir botar o ovo. Uma galinha que não consegue pôr, vai andar e rolar repetidamente enquanto tenta fazê-lo. Essa condição pode ser fatal, e, por isso, se ela não colocar um ovo dentro de algumas horas, entre em contato com o veterinário.

  5. Remova os ovos não fertilizados da caixa de nidificação todas as manhãs. Segure o ovo entre os dedos e acenda uma lanterna brilhante sobre ele. O feto em desenvolvimento dentro de um que esteja fertilizado, irá aparecer como uma mancha escura definitiva dentro da casca, enquanto os não fertilizados são de cor amarela uniforme, sem manchas escuras. Ovos não fertilizados estragam rapidamente no calor, por isso, levante a galinha com cuidado para fora da caixa e remova-os.

Loading...

Dicas

  • Se a galinha choca tentar arranhar ou bicar, proteja as mãos com luvas de trabalho antes de mexer nela.

O que você precisa

  • Caixa de nidificação
  • Palha
  • Ração inicial para pintinhos
  • Tigela pequena para alimentação
  • Recipiente para água
  • Lanterna

Referências

Loading ...
Loading ...