Como cuidar dos mamilos de uma cadela amamentando

Amamentar demais pode deixar a fêmea suscetível a infecções

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Uma ninhada de cachorrinhos pode ser um evento bem vindo, mas pode vir com desafios. Os filhotes dependem do leite materno para ficarem bem alimentados nos estágios iniciais do crescimento. No entanto, amamentar demais pode resultar em mamilos rachados para a mãe. Além de inconfortável, as rachaduras podem abrir caminho para possíveis infecções. Felizmente, há alguns remédios que podem ajudar enquanto ainda permitem a amamentação.

Mastite

Deve-se desconfiar de mastite (uma infecção nas glândulas mamárias), se parecer que os mamilos da fêmea estão rachados ou ressecados. A pele aberta está vulnerável à infecções que podem matar a cadela se não foram tratadas. Esse pode ser o caso se os mamilos parecem ingurgitados ou escorrendo algum tipo de líquido. Consulte um veterinário se a mastite for uma preocupação. A administração de antibióticos pode resolver o problema.

Controle da alimentação

Se os mamilos estiverem rachados, mas não infeccionados, uma das melhores maneiras de deixá-la mais confortável é aumentar o tempo entre as mamadas. Para fazer isso, garanta que os filhotes não tenham acesso aos tetos da mãe, isolando-a da ninhada, talvez em outra sala, por algumas horas. No entanto, lembre-se de reuni-los várias vezes ao dia, para garantir a alimentação adequada.

Camisetas

Outra forma de ajudar a cadela é colocar uma camisa nela. Pode parecer estranho, mas o tecido vai impedir que os filhotes consigam mamar, dando à cachorra tempo para descansar. Esse método tem o bônus de poder manter a mãe junto com os filhotes. No entanto, não é recomendado fazer isso se a temperatura ambiente estiver muito quente. Fica a seu julgamento.

Cremes e bálsamos

Os humanos geralmente usam cremes hidratantes para tratar rachaduras e ressecamentos na pele, mas esse método não é recomendado para as cadelas. A maioria dos cremes não são feitos para uso animal e contêm ingredientes que não devem ser ingeridos. É possível que a própria fêmea ou algum dos filhotes lamba o creme depois de passado nos mamilos. Ela pode até ficar doente ou a ninhada desencorajada de mamar, dependendo do tipo específico de creme usado.

eHow Brasil
×