×
Loading ...

Como cuidar de um pé de maracujá

O maracujá, também conhecido como passiflora, é uma planta com folhas e vinhas densamente cobertas de pelos roxos brilhantes. Sua cor e textura atraentes chamam a atenção, e sua propensão para produzir vinhas compridas faz dela uma planta bonita para embelezar uma cesta suspensa. Se você seguir alguns passos fáceis, verá seu maracujá propagar-se corretamente.

Como cuidar de um pé de maracujá (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Luz e temperatura

O maracujá desenvolve-se bem exposto à luz solar, mas mantenha-o afastado de luz solar direta. As novas folhas ficam mais roxas quando a planta fica exposta à quantidade apropriada de luz. A planta prefere temperaturas entre 24 º e 28 ºC.

Loading...

Água

Todos os tipos de solo são recomendados para o maracujá, mas não deixe o solo ficar muito encharcado, pois isso poderá apodrecer suas raízes. A terra deve secar levemente entre cada rega. Para essa planta, uma rega semanal é geralmente suficiente.

Fertilização

O maracujá requer mais potássio que outras plantas, por isso é recomendável que você utilize um fertilizante 3-1-3. Adube a planta durante a estação de crescimento, da primavera até o outono.

Controle de flores

O maracujá é conhecido e apreciado por ter bonitas folhas, mas não pelas flores que produz. Essa planta desabrocha flores com um cheiro desagradável. Alguns criadores de maracujá removem as flores antes de desabrocharem, para evitar esse odor. De acordo com a Extensão da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, outra abordagem que se pode utilizar é comprar um produto químico que interrompa o processo de floração da planta.

Poda

Controle o hábito de crescimento do maracujá podando suas vinhas. Apare 2,5 ou 5 cm de caules sempre que a planta estiver crescendo ativamente para torná-la um arbusto. Você não quer que a planta fique dispersa. Durante a poda de primavera, apare as vinhas mais compridas no terceiro ou quarto nódulos a partir do pé da planta. As folhas velhas perdem a cor roxo brilhante, por isso, descarte-as.

Propagação

Enquanto está podando a planta, finque os cortes em água ou terra de envasamento para ganharem raízes. Eles enraizarão facilmente, e em pouco tempo, você terá mudas de maracujá para partilhar com seus amigos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...