×
Loading ...

Como cuidar de um morcego marrom com a asa quebrada

Para alguns, morcegos podem ser assustadores, mas eles possuem uma função vital no ecossistema, controlando a população de insetos de forma ainda mais efetiva que pesticidas. O crescimento de predadores, como gatos selvagens, colocou-os na lista de espécies ameaçadas. Se você encontrar um morcego ferido, é fundamental cuidar dele com carinho e dedicação, para a sua segurança e a do animal. A boa notícia é que suas asas quebradas se recuperam rapidamente, como pele; por isso, com o cuidado apropriado, seu morcego estará apto a voltar à vida selvagem.

Instruções

Cada morcego consome milhares de mosquitos todos os dias (Bat Close Up image by kdhouston from Fotolia.com)

    Cuidando do morcego ferido

  1. Comunique ao órgão responsável pela vida selvagem local sobre o morcego ferido imediatamente. Você também pode pedir a ajuda de um veterinário ou de um zoológico local.

    Loading...
  2. Ligue para o departamento de saúde da prefeitura para buscar conselhos se você tiver sido mordido, ou se o morcego foi encontrado dentro de uma casa com crianças ou portadores de deficiência.

  3. Use luvas, se desejar mover o morcego para uma área mais segura enquanto espera pelo resgate. As luvas são necessárias para prevenir doenças, parasitas, aranhões e mordidas.

  4. Anote o local onde encontrou o morcego ferido; dessa forma, ele poderá ser libertado no mesmo local.

  5. Prepare um recipiente para o morcego colocando panos macios na base de uma caixa de sapados e fazendo buracos na tampa para que ele possa respirar. Coloque o morcego gentilmente no interior da caixa, sendo extremamente cuidadoso.

  6. Cubra o morcego com um tecido leve.

  7. Mantenha o animal aquecido, em uma temperatura aproximada de 26º C.

  8. Vede a caixa e a mantenha em um local escuro e silencioso enquanto espera pela ajuda, ou enquanto transporta o morcego para uma central de cuidados da vida selvagem. Não manuseie o morcego ou tente alimentá-lo e mantenha-o longe de crianças e bichos de estimação.

  9. Lave bem as mãos ou qualquer outra coisa que tenha entrado em contato com o morcego.

Loading...

O que você precisa

  • Luvas
  • Panos macios
  • Caixa de sapatos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...