×
Loading ...

Como cultivar cenouras em vasos

Plantar em vasos é uma ótima opção para aqueles que querem obter os benefícios de uma horta, mas vivem em apartamentos ou áreas onde a temperatura ou o solo não são apropriados para a jardinagem tradicional. É possível cultivar cenouras em vasos, contanto que eles sejam grandes e você possa colocá-los em um local que receba luz solar.

Instruções

As cenouras não precisam ser cultivadas no chão (carrot image by Andrzej Wlodarczyk from Fotolia.com)
  1. Encha uma assadeira com uma camada de 2,5 cm de terra para plantio. Espace as sementes uniformemente sobre a terra e cubra-as com uma camada de 1 cm de terra e borrife água sobre a mesma. Cubra a assadeira com um saco plástico transparente, para prender a umidade e o calor. As sementes germinadas estarão prontas para serem transplantadas para os vasos assim que desenvolverem as primeiras folhinhas.

    Loading...
  2. Meça os vasos com uma fita métrica, para garantir que sejam pelo menos 5 cm maiores do que o tamanho que as cenouras atingirão. Encha o fundo do vaso com uma camada de 2,5 cm de cascalho, para fins de drenagem. Encha o resto do vaso com terra para plantio, até cinco centímetros abaixo da boca dele.

  3. Remova as sementes germinadas da assadeira, retirando uma pequena porção da terra em volta do broto com uma colher, para evitar danificar o sistema de raízes. Faça um pequeno buraco na terra em um dos vasos e, então, coloque o broto dentro. Vasos maiores podem contem mais plantas, mas deve-se colocar, em média, duas a três sementes em cada vaso.

  4. Acrescente mais terra aos vasos, conforme a necessidade, para nivelar a superfície e cobrir as raízes expostas. Não cubra as folhas da planta. Regue as plantas imediatamente, mas evite molhar as folhas e os caules.

  5. Coloque os vasos sob luz solar direta. Plantas com raiz tuberosa, como as cenouras, requerem mais sol do que os vegetais folhosos. Continue a regar as plantas uma vez ao dia, a menos que você ache que o solo está ficando muito seco; caso isso ocorra, aumente a frequência de regas.

Loading...

Dicas

  • De acordo com a Texas A&M University, as variedades de cenoura que crescem melhor em vasos são scarlet nantes, gold nugget, little finger, baby spike e thumbelina. Leia as embalagens das sementes, para saber o tamanho médio de crescimento das cenouras.
  • Utilize terra para plantio sintética, ao invés da terra regular. O solo sintético é livre de doenças e retém a umidade melhor do que o solo natural.

Aviso

  • Inspecione as folhas da planta diariamente, a procura de sinais de doenças. Muitas enfermidades vegetais podem ser revertidas ao aumentar ou diminuir a quantidade de sol e de água, mas os fertilizantes ou inseticidas são necessários ocasionalmente.

O que você precisa

  • Sementes de cenoura
  • Fita métrica
  • Terra para plantio
  • Assadeira
  • Saco plástico transparente
  • Vasos de quatro litros, com furos para drenagem
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...