Faça as plantas crescerem mais rápido sem fertilizante
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Só porque uma planta doméstica cresce lentamente não significa necessariamente que ela exija fertilizantes. Fatores como temperatura, intensidade da luz, abastecimento de água e qualidade do solo também afetam as taxas de crescimento da planta doméstica. Fertilizante em excesso causa queimadura de raiz e atrofia o crescimento, pois ele contém sais que são tóxicos em concentrações elevadas. Alguns métodos podem fazer com que as plantas domésticas aumentem a taxa de crescimento sem fertilizantes.
Step 1
Posicione as plantas perto de uma janela grande voltada para o oeste ou sul, que receba luz brilhante e indireta do Sol. Embora cada espécie de planta tenha exigências diferentes de luz, a brilhante faz a maioria das plantas crescer mais rápido. Gire o vaso toda semana para dar a todas as partes da planta exposição igual à luz.
Step 2
Mantenha as plantas a uma temperatura de 18 a 23 ºC durante o dia e deixe que a temperatura caia até 5 ºC à noite. Nunca as exponha a mudanças rápidas de temperatura e mantenha-as longe de locais frios e do fluxo de ar quente e seco de aquecedores.
Step 3
Regue a planta quando a superfície do solo estiver seca ao toque. Forneça bastante água para umedecê-la completamente. Nunca deixe o solo secar completamente e nunca deixe o vaso em um prato de água. Umedeça as plantas com um umidificador todos os dias para elevar os níveis de umidade local e manter as folhas limpas.
Step 4
Lave o solo da planta com água abundante uma vez a cada quatro a seis meses para filtrar sais acumulados no solo. Os sais podem acumular-se devido à fertilização e evaporação, e são tóxicos para as raízes da planta. Lave o solo se você vir um depósito ou crosta branca na superfície do solo da planta.
Step 5
Replante a planta doméstica se as raízes emergirem do buraco de drenagem no fundo do recipiente. Use um vaso um pouco maior que o vaso utilizado e use adubo feito de partes iguais de turfa e areia ou perlita e argila ou um solo de jardim. Essa mistura permite que a água escorra livremente e fornece nutrientes. Retire uma camada superior de 2,5 cm de solo e substitua-o por adubo fresco, se você não quiser replantar uma planta. Isso fornece nutrientes do solo novos e frescos para a planta.
Referências
- University of Missouri Extension: Iluminação de plantas domésticas internas; David Trinklein; Maio de 2002 [em inglês]
- University of Nebraska Lincoln, Extension in Lancaster County: Sucesso com plantas domésticas; Don Janssen [em inglês]
- North Dakota State University: Plantas domésticas; Janet J. Knodel, et al.; Dezembro de 2009 [em inglês]
- University of Illinois Extension: Necessidades de plantas domésticas -- temperatura [em inglês]
- North Carolina State University: Fertilizando plantas domésticas; ERV Evans [em inglês]
Advertência
- Todas as plantas exigem alguns nutrientes. Se as plantas domésticas são cultivadas em um local quente, brilhante e recebem água regular, mas não crescem, então elas devem receber nutrientes. Considere o uso de uma alternativa orgânica de fertilizantes químicos, como sangue ou farinha de ossos.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images