Como cuidar de jasmim-de-madagascar (Stephanotis)

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

O jasmim-de madagascar é uma trepadeira lenhosa de folhas verde-escuras com flores brancas semelhantes a estrelas que florescem no verão. Ela pode alcançar 5 m, por isso, precisa de um suporte para sustentação. Também conhecida como flor-de-cera e estefanote, ela é muito utilizada em buquês de noiva. Aprenda a cuidar do seu jasmim-de-madagascar, mantenha sua planta saudável e florida seguindo os passos.

Passo 1

Mantenha seu jasmim em um local iluminado, mas sem luz direta. O jasmim-de-madagascar é uma planta trepadeira, que deve ser plantada com suporte ao ar livre ou em vasos.

Passo 2

Faça a adubação mensalmente utilizando fertilizante solúvel comum, na metade da concentração indicada no rótulo, de fevereiro a setembro.

Passo 3

Corte 10 cm de caule jovem na primavera ou verão para propagação. Semeie na primavera, quando a temperatura estiver entre 17 a 21ºC.

Passo 4

Mantenha seu jasmim-de-madagascar a uma temperatura mínima de 12º C.

Passo 5

Coloque dois baldes de água a cada duas ou três semanas em jasmim-de-madagascar plantados diretamente no solo, permitindo que este seque durante as regas.

Passo 6

Faça a poda na primavera, para produzir uma planta mais florida e com maior quantidade de folhas. Remova também o caule morto ou danificado.

Passo 7

Regue uma vez por semana de março a setembro. Se estiver plantado diretamente no solo, coloque o dedo dentro da terra a uns 2 cm de profundidade e regue se estiver seco.

Passo 8

Não exagere na água, certifique-se que o substrato tenha boa drenagem.

Passo 9

Umedeça as plantas regularmente com o borrifador, já que elas são de clima tropical e adoram umidade.

Passo 10

Caso deixe seu jasmim-de-madagascar na janela, proteja-o do frio e do vento durante a noite. Mantenha-o dentro de casa em clima frio. Deixe o solo um pouco seco no período de descanso de inverno, de outubro a fevereiro.

Passo 11

Dê ao seu jasmim-de-madagascar um descanso de outubro a fevereiro. Isso ajudará com a produção de flores na próxima estação, de maio a setembro.

Mais recentes

×