Como cultivar pitaia dentro de casa

••• Getty Images

A pitaia é um cacto nativo de climas tropicais e subtropicais que produz um fruto comestível adocicado, com casca vermelha ou amarela e folhas verdes espinhosas. Embora a pitaia seja sensível ao frio, é possível cultivar essas plantas exóticas em vasos dentro de ambientes fechados.

Passo 1

Prepare o recipiente para o plantio das sementes. Uma pitaia pode crescer bastante, logo, o vaso deve medir pelo menos 30 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro. Coloque cascalho ou seixos no fundo para proporcionar uma boa drenagem e, em seguida, encha três quartos do recipiente com substrato.

Passo 2

Coloque algumas sementes no centro do vaso, espaçadas a 2,5 cm de distância. Cubra-as com um pouco de terra e regue o solo até umedecê-lo. Coloque um pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a reter a umidade no solo, o que estimula a germinação das sementes.

Passo 3

Coloque a planta sob a luz solar direta, de preferência em uma janela voltada para o norte. Observe as sementes diariamente para verificar se já germinaram. Retire o filme plástico assim que uma delas germinar, geralmente entre 11 e 14 dias.

Passo 4

Regue a planta duas vezes por semana, mantendo o solo úmido. Assegure-se de que as mudas recebam luz solar abundante para garantir o crescimento ideal. Remova as mudas quando elas alcançarem 7,5 cm, deixando permanecer apenas a mais saudável.

Passo 5

Fertilize a pitaia cerca de um mês após o plantio. Durante o primeiro ano, repita a aplicação a cada dois meses. Use um fertilizante que contenha 2% ou 3% de magnésio.

Passo 6

Insira no solo uma estaca de madeira ou de bambu a poucos centímetros da planta. Quando a pitaia tiver 15 cm de altura, amarre-a frouxamente com um barbante para prendê-la à estaca. Conforme a planta crescer, continue a mantê-la apoiada. A pitaia pode crescer até 6 m de altura e, cedo ou tarde, precisará ser transplantada no quintal.

Passo 7

Observe a planta durante a noite depois que ela começar a produzir flores noturnas. Preste atenção ao desabrochar das flores, pois elas contêm o pólen que possibilita a produção de frutos.

Passo 8

Garanta a produção de frutos por meio do plantio de duas ou três variedades diferentes de pitaia que devem ser transplantadas no quintal. Lembre-se que esse cacto pode levar de três a sete anos para produzir frutos. Algumas espécies necessitam de polinização cruzada, que pode ocorrer em todas as variedades de pitaia. Os animais de hábitos noturnos, como as mariposas e os morcegos, irão transferir o pólen entre as plantas.

Mais recentes

×