Como cultivar a rosa-do-deserto (Adenium obesum)

Cuidar e cultivar a Adenium obesum, uma planta suculenta mais comumente conhecida como rosa-do-deserto, não é desafiador e a planta irá recompensá-lo com suas formas incomuns, flores que vão do vermelho profundo ao puro branco e sua tolerância a negligências ocasionais. As rosas-do-deserto encontradas em floriculturas geralmente são cultivadas de sementes e são similares às espécies verdadeiras encontradas na natureza. Nas condições adequadas, a Adenium obesum pode ser uma planta de crescimento rápido e deslumbrante.

Passo 1

Selecione um vaso que tenha boa drenagem e um prato que não retenha água que possa ser absorvida de volta pela planta. O vaso deve ser um pouco maior que a massa de raízes da planta. Alguns cultivadores recomendam um vaso que tenha o formato de uma tigela rasa, porque ele permite uma drenagem e secagem do solo mais rápidas, bem como fornece espaço suficiente para as raízes crescerem.

Passo 2

Misture completamente qualquer tipo de solo de envasamento com um material limpo de drenagem, como pedra-pome, areia ou cascalhos pequenos. Acrescente 1/3 ou metade do material de drenagem à terra do vaso. Se você usar terra com turfa, a Adenium obesum deve ser replantada a cada um ou dois anos. Ela é altamente suscetível ao apodrecimento da raiz e o remédio é evitar a retenção de líquido na terra do plantio.

Passo 3

Coloque a Adenium obesum num local ensolarado durante a primavera e verão para obter crescimento normal e florescimento. Muita sombra enfraquecerá a planta, fazendo com que ela não tenha flores. Ela cresce do lado de fora durante os meses quentes de verão, mas são muito sensíveis a climas mais frios e neve. Em climas mais tropicais, ela pode ser usada em paisagismo.

Passo 4

Forneça bastante água durante a época de crescimento. Embora ela seja tolerante à seca e possa ser deixada sem água por uma semana ou duas com um solo bem drenado, ela também pode ser regada diariamente. Comece a regar menos conforme se aproxima o frio e a planta entra num período dormente. Enquanto ela estiver nessa fase de dormência, dê a ela pouca água, a fim de evitar o apodrecimento da raiz, e não a exponha diretamente ao sol.

Passo 5

Alimente a Adenium obesum - na metade da quantidade recomendada pelo rótulo - com um fertilizante balanceado de plantas domésticas durante os meses de crescimento. Não irá prejudicar a planta fertilizá-la uma vez por semana, durante essa época, contanto que a mistura seja diminuída pela metade da quantidade recomendada. Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente às raízes. Sempre regue um pouco a planta antes para evitar a queimadura das raízes e queda de folhas. Durante a fase dormente, não é necessária a fertilização.

Mais recentes

×