Como curar a micose em seus lábios
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Micose é uma infecção fúngica da pele, que se alimenta da queratina encontrada na camada exterior. Você pode desenvolvê-la em praticamente qualquer lugar em sua pele, incluindo o couro cabeludo, suas mãos e seus lábios. A micose é altamente contagiosa e pode até se espalhar de uma parte do corpo para outra. Se você acha que tem uma micose labial, é importante identificá-la e tratá-la imediatamente para evitar a sua propagação.
Step 1
Reconheça os sintomas de micose. Pode parecer uma mancha redonda e plana de pele que causa muito comichão. Ela pode aparecer em relevo, com anéis vermelhos e escamosos. A micose labial também pode aparecer em um círculo, com o centro com aspecto saudável e o anel envolto aparentando vermelhidão e inflamação.
Step 2
Evite espalhar a sua micose labial para outras partes do seu corpo. Tente não tocar a área afetada com as mãos, e se o fizer, lave-as imediatamente com água morna e sabonete. Evite beijar outras pessoas ou compartilhar comida e bebida.
Step 3
Considere medicamentos sem prescrição médica para casos leves. Quase todo o tratamento de micose sem prescrição é tópico e vem em forma de loção, creme ou pomada. Estes medicamentos normalmente devem ser aplicados duas vezes por dia. Primeiro lave e seque a área afetada e, em seguida revista a área com uma fina camada de medicação.
Step 4
Considere medicamento sob prescrição para micoses labiais que cobrem uma área grande ou não desaparecem depois de duas semanas de medicação não prescrita. A maioria dos remédios prescritos vêm na forma de tratamento de micose específicos, como miconzole ou terbinafina. Existem também medicamentos orais, como cetoconazol, mas eles são melhor usados em micoses encontradas no couro cabeludo ou nas unhas.
Referências
Dica
- As instruções de medicamentos para micoses podem variar. Siga sempre o seu médico ou as instruções do fabricante.
Advertência
- Consulte o seu médico se você não vir uma melhoria na micose labial dentro de duas semanas ou se desenvolver inchaço, drenagem do líquido ou febre.
Sobre o Autor
Michaele Curtis began writing professionally in 2001. As a freelance writer for the Centers for Disease Control, Nationwide Insurance and AT&T Interactive, her work has appeared in "Insurance Today," "Mobiles and PDAs" and "Curve Magazine." Curtis holds a Bachelor of Arts in communication from Louisiana State University.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images