Como dar acabamento a bordas expostas de balcões de granito

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Dar um acabamento a bordas expostas em um balcão de granito dá uma aparência de que ele foi profissionalmente instalado. Os fabricantes de blocos de granito fazem o polimento da superfície e deixam as bordas sem nada. Depois de instalado o balcão, o proprietário geralmente arredonda as pontas e faz o polimento delas para que se pareçam com a superfície. O equipamento usado também remove marcas de serras e pequenas lascas no bloco de granito.

Step 1

Instale o balcão de granito e deixe o material usado para a fixação secar completamente. Geralmente, blocos de granito são usados com argamassa, que geralmente leva 24 horas para secar.

Step 2

Monte a rebarbadora com a ferramenta de polimento, geralmente uma lixa 50, que vem do kit. Muitos kits de polimento contêm oito lixas diferentes, variando entre grossa até extra fina.

Step 3

Coloque óculos de proteção e uma máscara para a poeira. Ligue a rebarbadora.

Step 4

Modele a borda do granito com a lixa adequada, trabalhando com o ângulo da máquina para frente e para trás, com movimentos uniformes. Se a borda contiver lascas e marcas de serra, trabalhe sobre as partes defeituosas até que elas desapareçam. Não pare com a rebarbadora em um ponto específico do balcão.

Step 5

Desligue o equipamento. Substitua a lixa por uma de número maior.

Step 6

Ligue novamente a máquina. Passe novamente a lixa pela borda, usando o movimento para frente e para trás. A borda do bloco de granito mudará de cor conforme ela é polida.

Step 7

Desligue a rebarbadora e mude para uma lixa com número ainda maior. Ligue novamente o equipamento e dê mais polimento à borda, usando o mesmo método que foi utilizado com as duas lixas anteriores. Repita isso com cada lixa no kit, terminando com a mais fina de todas.

×