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Como dar aulas de hidroginástica

A hidroginástica é uma ótima maneira de ficar em forma. A água apoia o corpo, reduzindo o impacto nas articulações em aproximadamente 50%, e também fornece seis vezes mais resistência do que o treino em solo. Depois dos exercícios, os praticantes não ficam tão doloridos, pois a água usa menos os músculos. Um fator positivo é que os alunos não têm que ser nadadores, pois o programa foi criado tanto para os que são quanto para os que não são. Ao dar a aula de hidroginástica, siga alguns passos para torná-la agradável.

Instruções

A água reduz o impacto sobre as articulações ao mesmo tempo que aumenta a resistência do treino (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Dando aulas de hidroginástica

  1. Discuta a importância de usar um traje de banho que não escorregue ou exponha o que deve ser mantido escondido. Os maiôs devem ser confortáveis para as mulheres e os homem podem usar bermudas, contanto que não sejam muito soltas ou largas.

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  2. Peça que os alunos coloquem um cinto de fitness para se sentirem confiantes o bastante para irem até águas mais fundas em uma sessão de alongamento de corpo inteiro. Verifique se cada cinto está colocado ao redor da parte inferior do abdômen e ajustado o suficiente para não subir.

  3. Oriente os alunos a correrem transversalmente pela piscina. Para realizar esse exercício, eles devem impulsionar os pés e as pernas em movimento de corrida com os braços flexionados próximos aos lados do corpo. Os pés não devem conseguir tocar o piso da piscina.

  4. Peça que os alunos tirem o cinto e movam-se para a parte mais rasa da piscina. A água deve ficar mais ou menos na altura do tórax ou um pouco mais baixa para que a ginástica tenha um efeito nos grupos musculares essenciais.

  5. Acrescente movimentos de dança à rotina de ginástica que envolvam os braços e as pernas. A dança em grupo pode ser usada, com seus vários chutes e giros, assim como os movimentos inspirados em artes marciais.

  6. Peça aos alunos que peguem duas pranchas. O abdômen pode ser trabalhado colocando cada braço em uma prancha, deitando-se e levando os joelhos levemente para fora da água. Depois de completar três séries de 16 abdominais, deve-se completar três séries de 16 oblíquos na mesma posição.

  7. Pratique chutes de artes marciais como meio de relaxar e utilize movimentos de alongamento para finalizar a aula.

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Dicas

  • Um treino de 60 minutos queima de 350 kcal a 500 kcal.

Aviso

  • Os alunos devem consultar um médico antes de começarem um programa de exercícios. Como os movimentos são muito mais fáceis de realizar na água, não devem ser praticados no chão.
  • Alerte os alunos que qualquer desconforto é um sinal de que o movimento deve ser interrompido.

O que você precisa

  • Cinto para fitness
  • Prancha de natação
  • Halter para hidroginástica
  • Rádio
  • CDs com músicas agitadas

Referências

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