Como treinar para o 100 metros rasos

•••

O treinamento para a corrida de 100 metros concentra na construção de força, velocidade e técnica. Não há nenhuma necessidade no exercício aeróbico, desde que seu corpo só usa energia anaeróbica para correr. Em vez disso, você vai querer gastar seu tempo na sala de musculação e na pista, construindo a força que você precisará para alcançar suas maiores velocidades.

Passo 1

Fique em forma antes do treino para a corrida de 100 metros. Você precisa estar apto antes de realizar um treino de formação específica; assim permite que um ou dois meses antes você comece a aumentar a sua força, flexibilidade e saúde em geral.

Passo 2

Divida sua temporada de treinamento em diferentes períodos de quatro semanas de treinamento para otimizar a construção e recuperação muscular, e as fases de pico.

Passo 3

Aqueça-se antes e esfrie depois de cada treino com uma corrida leve, alongamento dinâmico e exercícios direcionados a cada grupo muscular.

Passo 4

Incorpore exercícios de 20 metros e 30 metros, assim como treinos de velocidade, alternando os percentuais de força para controlar o seu rendimento muscular.

Passo 5

Aprenda técnicas de corrida adequadas para evitar lesões e maximizar o desempenho. Nunca pratique sem o uso de técnica apropriada, e registre em vídeo periodicamente o seu treinamento para verificar a técnica de uma outra perspectiva.

Passo 6

Passe a sua primeira fase de treinamento (quatro semanas ou mais) no desenvolvimento de técnica e força. Durante este período, realizar o treinamento equilibrado de peso três dias por semana, exercícios anaeróbios um dia por semana (por exemplo, fazer repetições de 50 metros) e resistência de treinamento de um dia por semana.

Passo 7

Avance a sua aptidão e técnica na próxima fase de seu treinamento. Faça um treinamento intensivo com peso em sua rotina já existente de musculação, um dia por semana. Comece a treinar com peso para grupos musculares específicos para os 100 metros. Adicione um dia por semana à pratica de racionalizar a sua técnica de alta velocidade.

Passo 8

Passe a próxima fase praticando mais corridas estilo de competição, fazendo várias repetições de 100 metros a 100% da sua capacidade de resistência diária, e pratique a partir do bloco de largada de uma competição.

Passo 9

Regularmente meça o seu desempenho, e realize testes de aptidão e prontidão para a competição. Faça uma fase de ajuste sua rotina para tratar de áreas que precisam de mais melhorias.

Passo 10

Gaste uma fase se recuperando do treinamento e planejando o próximo conjunto de fases de treinamento.

Mais recentes

×