Xaropes de farmácia pra tosse em cães

A tosse de caninos ou irritação devido a poluição no ar, interfere no descanso e na fome de seu cão e o deixa desconfortável

Janie Airey/Lifesize/Getty Images

Os cães tossem igual aos humanos e, assim como nós, a tosse crônica devido a vírus, como a tosse de caninos, ou irritação, devido à poluição no ar, interfere no descanso, na fome e deixa seu cão desconfortável. A maioria dos remédios contra a tosse irão funcionar para ele, assim como funcionam para você.

Dosagem

O xarope para tosse mais comum, vendido nos balcões das farmácias, é o bromidrato de dextrometorfano. Esse medicamento é distribuído por várias marcas, como Robitussin e Vicks 44. Para cães, a dosagem deve ser de 1 mg por quilo. Veja como descobrir a dosagem certa:

Se seu cão pesa 6 Kg, a dose deve ser 6 mg de bromidrato de dextrometorfano.

Leia o rótulo para determinar quantos miligramas há em 1 ml. A concentração usual é de 2 mg/ml, sendo assim, seu cão receberia 3 ml. Certifique-se de que esteja usando o copo-medida que vem com a medicação, pois assim a dosagem estará correta. Você pode medicar seu cão até 4 vezes por dia, mas lembre-se: a tosse é a forma do corpo desobstruir as vias aéreas de obstruções e infecções. É melhor deixar que o cão tussa durante o dia e lhe dar o xarope para tosse durante a noite, para que vocês dois possam dormir.

Cuidados

Se seu cão está com tosse acompanhada de febre, letargia, perda de apetite, vômitos (exceto catarro branco espumoso) ou diarreia, não é recomendado dar-lhe medicamento sem antes consultar um veterinário. É possível que ele tenha contraído uma infeção ou alguma outra causa que precisa ser tratada.

O que procurar

Ao comprar um xarope para tosse em uma farmácia para seu cão, certifique-se de que o único ingrediente seja o bromidrato de dextrometorfano. Outros medicamentos para humanos podem ser tóxicos para animais e causar efeitos colaterais fatais. Nunca dê Tylenol (paracetamol) ou outro medicamento, salvo sob orientação veterinária.

Combinação de sintomas

Se seu cão aparenta sofrer de congestão nasal junto com a tosse, ligue para seu veterinário para saber se pode medicá-lo com uma combinação de dextrometorfano e pseudoefedrina. A pseudoefedrina irá secar as secreções e pode também ajudar a acabar com a tosse.

Prevenções

O melhore método de manter seu cão longe da tosse canina é mantendo ele longe de outros cães e de onde eles costumam se aglomerar, como parques de cachorros, trilhas e canis. Quando o seu cão for ficar exposto a outros animais, ele deverá tomar uma vacina contra a tosse canina.

eHow Brasil
×