Quais são as características de relacionamentos funcionais e disfuncionais?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A capacidade das pessoas de se auto iludir nunca pode ser subestimada. O cérebro humano está constantemente distorcendo os fatos e fazendo o controle de danos na esperança de fazer tudo parecer bem quando talvez não esteja. A última pessoa a perceber o quão ruim um relacionamento se tornou é geralmente a que está nele. A mesma falta de auto-objetividade também pode impedir alguém de reconhecer um ótimo relacionamento. Saia de dentro de si mesmo para ver como o seu relacionamento se corresponde.
Compatibilidade verbal
Casais funcionais falam e interagem verbalmente com facilidade e prazer mais frequentemente do que o contrário. Se você é funcional, confia em seu parceiro e sente-se confortável se expressando honestamente e abertamente com ele. Você pode esperar respostas esclarecedoras e úteis para os seus problemas. Em um relacionamento funcional, os parceiros compartilham objetivos de vida e filosofias em comum e não se sentem envergonhados discutindo-os. Talvez nem sempre concordem, ou convivam bem, mas quando discordam ou brigam, é sempre por algo substancial e com muito respeito.
Problemas verbais
Casais disfuncionais sempre devem cuidar do que dizem perto um do outro por medo de dizer algo errado. Você deve se preocupar frequentemente que está dizendo algo que o fará ridicularizá-lo ou perder o respeito por você ou terminar a relação. Parceiros em um relacionamento disfuncional não confiam um no outro, e o tempo juntos é preenchido com silêncios embaraçosos. Seu parceiro talvez acentue seus defeitos enquanto dá pouca atenção às suas qualidades. Vocês sentem que devem concordar sobre tudo, e brigam todas as vezes que discordam. Suas brigas são por causa de coisas bobas e abuso verbal.
Compatibilidade física e emocional
Se vocês são um casal funcional, se sentirão relaxados e felizes na presença um do outro, e vocês genuinamente gostam de estar juntos. Você se sente seguro na presença dela e sente que ela traz à tona o seu melhor. Casais funcionais sabem como fazer o outro sorrir e se surpreendem de boas formas. A sexualidade é usada como uma expressão de seus sentimentos interiores e melhora o relacionamento.
Problemas físicos e emocionais
O abuso físico é sempre um sinal de um relacionamento disfuncional, mas não precisa chegar a esse extremo. Sentir-se desconfortável ou nervoso perto dele é um indício de um relacionamento disfuncional, especialmente se vocês estão juntos há um tempo. Sempre há algo a ser consertado, ou você sempre sente como estivesse se acomodando. Quando você pensa sobre seu relacionamento, sua mente divaga para assuntos mais agradáveis.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Derek M. Kwait has a Bachelor of Arts in English writing from the University of Pittsburgh and has been writing for most of his life in various capacities. He has worked as a staff writer and videographer for the "Jewish Chronicle of Pittsburgh" and also has training writing fiction, nonfiction, stage-plays and screenplays.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images